terça-feira, abril 12, 2005

pro meu chapa Douglas

O nome da maior cadeia de perfumarias da Alemanha é "Douglas". Eu olhei e achei muita graca. Ver a palavra "Douglas" pela primeira vez descontextualizada da órbita do meu velho amigo do primário dá a idéia do quanto esse nome é engracado.

"Douglas" nao tem a estrutura de nenhum outro nome masculino, que podem ser todos agrupados pela grafia e sonoridade, como em Rodrigo-Roberto-Rodolfo-Rogério, ou Tiago-Diego-Diogo, ou Joao-José-Jorge, ou ainda os que terminam em _ardo ou _aldo, tem tantos... "Douglas", além de nao parecer com nada, ainda junta duas sílabas inusitadas e completamente divergentes. "Dou" é um som estúpido, meio onomatopeico, dá a impressao que saiu da boca do Homer -Duh- Simpson. Já "glas" tem um resquício grego, de sapiência e nobreza, como em "Péricles".

Nao me entendam mal, "Douglas" nao é páreo para nomes como "Asdrúbal", mas a diferenca é que todos têm consciência de que "Asdrúbal" (aliás, de origem cartaginesa, como "Aníbal" - qual será a origem de "Douglas"?) é um nome esquisito.

E aproveitando que estamos discutindo pormenores lingüísticos: em alemao, gracas à possibilidade de aglutinacao, dá pra formar palavras com até SETE consoantes seguidas! "Nachtschwein", com a seqüência "CHTSCHW", por exemplo, significa porco noturno. E nao é difícil fazer outras, basta usar a imaginacao. Vale lembrar que em português o máximo que se consegue sao quatro, como as que usam n + s + outra consoante + r, como "moNSTRo" e "traNSCRicao", e ainda a esquisitíssima "feLDSPato".

9 Comments:

At 11:16 PM, abril 12, 2005, Blogger Mauro said...

Judas seria um nome da mesma classe que douglas, mas por razões históricas caiu em desuso

Vamos analizar outros nomes:

Santiago - Voce já viu alguem chamado São Gonçalo, Santo Antonio?

Cássio- Segundo o McDonalds quer dizer pobre, né?
 

At 11:46 AM, abril 13, 2005, Blogger Rodrigo Rego said...

Santiago pelo menos a gente sabe que vem de Tiago, por mais estranho que seja... E Cássio parece com Décio, Lívio, nomes que me lembram imperadores romanos. Mas afinal, que diabos é "Douglas"??? Nao é nome bíblico como Judas ou Lucas, é?

Rosemarie pra mim é francês, aqui os nomes nao chegam nem perto dessa sonoridade.

E "Mauro"? O que é isso? Tem traducao em outras línguas?

Finalizando com uma questao que deve estar intrigando todos os candidatos a designer que entram nessa página, se é que ainda tem: mae, qual é o problema com as letras minúsculas? =)
 

At 11:55 PM, abril 13, 2005, Anonymous Anônimo said...

ROSEMARIE
Gender: Feminine
Usage: German, Scandinavian
Combination of ROSE and MARIE

DOUGLAS
Gender: Masculine
Usage: Scottish, English
Pronounced: DUG-lus [key]
Anglicized form of the Gaelic name Dubhghlas, which meant "dark river" or "blood river" from Gaelic dubh "dark" and glais "water, river". Douglas was originally a river name, the site of a particularly bloody battle, which then became a Scottish surname. The surname belonged to a powerful line of Scottish earls.

MAURUS
Gender: Masculine
Usage: Ancient Roman
Roman name which meant "dark skinned" in Latin. This was the name of numerous early saints, most notably a follower of Saint Benedict.

REGO
Gender: Anatomic
Usage: Proctology
Vulgar term for anal orifice

A fonte é o site behindthename.com
Agora vou pensar duas vezes antes de mexer com o Douglas.
 

At 1:43 PM, abril 14, 2005, Blogger Rodrigo Rego said...

Quem mandou esse negocio???
Porque o Douglas me disse que nao consegue entrar aqui...

Genial!

E outra coisa, tudo bem que nao usem o meu nome pra nenhuma perfumaria, mas chamar de "rio de sangue" também nao é muito apropriado, nao?
 

At 7:45 PM, abril 15, 2005, Anonymous Anônimo said...

Hahahaha, eu sou o misterioso comentador mascarado!
 

At 12:43 PM, abril 16, 2005, Anonymous Anônimo said...

Finalmente dei uma olhada nas suas fotos e to começando a achar que Pompéia é uma farsa, igual a ida do homem à lua. Eles construiram a cidade, cobriram de cimento e depois falaram que era uma ruina soterrada po cinzas.
Vendo as fotos das ruínas de roma eu me deparei com o impacto que a invenção das máquinas de demolições causou na história da arquitetura. Se não fosse tão trabalhoso de derrubar, na época em que se tornaram obsoletas, dificilmente as pessoas teriam tido a idéia de deixar as ruinas lá de bobeira no meio do caminho.
E atualiza essa merda!
 

At 4:09 PM, abril 16, 2005, Blogger Rodrigo Rego said...

De inicio tinha quase certeza que era o Alexandre o autor do comentario secreto, mas depois dos dois últimos recuei. Alexandre nao escreve "merda" na internet. Possibilidades:

1- Alexandre, e alguém se usou da identidade dele para fazer os dois ultimos comentarios. Esse alguém provavelemnte o Mauro ou o Santiago.

2- Douglas, que está me enganando esse tempo todo.

3- Eu mesmo, tentando criar polêmica pra agitar esse post e bater o recorde de comentários do primeiro, enquanto a inspiracao pro próximo nao vem.

4- Minha mae. Por que nao?
 

At 10:13 PM, fevereiro 10, 2006, Anonymous Anônimo said...

Creio que Douglas é melhor que Ouvídio ou Glauco, que diga-se de passagem foram meus namorados na minha adolescência ( carência é f...vc pega qualquer um ).
Mas para não avacalhar com os caras esses nomes também tiveram lá sua importância: Ouvídio por exemplo, foi um grande poeta grego e Glauco, um senador importante nos tempos aureos de Roma.
...Sabe-se lá que idéia tinham os pais dessas pobres criaturas?! Quem fez "isso" com eles? O Pai? A mãe? Melhor não levantar poeira...
 

At 2:37 AM, fevereiro 17, 2010, Anonymous Anônimo said...

http://markonzo.edu rinse atrocity http://blog.bakililar.az/helzbergdiamonds/ http://www.viddler.com/explore/Keno http://chictini.com/mohawkcarpet http://blog.bakililar.az/adjustablebeds/ powerlifting
 

Postar um comentário

Profile

Rodrigo Rego

Sou designer, fascinado por bandeiras, jogos de tabuleiro, países distantes, e uma miscelânea de assuntos destilados quase semanalmente neste espaço.

Visite meu site, batizado em votação feita aqui mesmo, Hungry Mind.

rodrego(arroba)gmail.com
+55 21 91102610
Rio de Janeiro

Melhores Posts
Posts Recentes

Powered by Blogger

Creative Commons License