terça-feira, janeiro 22, 2008

Hungry Mind, tela de abertura

Clique para ver maior:

Hungry Mind, pra quem não lembra, é o nome do meu futuro site. Seu design será totalmente coletivo, e este futuro ex-blog será o palco das discussões. Começamos debatendo possíveis nomes de domínio, até defini-lo neste post. Agora é a vez do layout e da navegação. Esse é o primeiro esboço que considero apto a ser entregue aos leões. Vamos discutí-los passo a passo.

1. Em primeiro lugar, a marca. O que vocês vêem nela? A resposta: uma cabeça sorridente virada para a direita, e um monstro para a esquerda. Alguém não vê isso instantaneamente?

Ainda não estou totalmente satisfeito com essa versão. Gosto da tipografia e das cores, mas o desenho ainda é meio ameba demais, queria acrescentar um pouco de complexidade.

2. A arquitetura. O site é dividido em quatro seções:

- About traz informações pessoais.
- Design traz não só meu portfolio de internet e gráfico, como também explicações sobre os meus serviços de freela, metodologia de trabalho e por que / quando se deve contratar um designer. Acho importante ressaltar esse tipo de coisa, porque todo mundo se limita a jogar harmonicamente seus trabalhos sobre o fundo RGB sem explicar chongas a possíveis clientes.
- Fiction traz este blog, que espero conseguir transplantar integralmente; traz uma seleção de bons posts agregados tematicamente; e traz alguns contos que eu costumava escrever e que vou revisar para publicar. Nessa seção eu talvez ponha pra vender um livro reunindo posts do antigo Desembolog.
- Other traz outras atividades. Por enquanto, só os jogos de tabuleiro que estou desenvolvendo com o Alexandre, mas no futuro, sabe-se lá.
- A home vai vir sempre com o último trabalho feito, seja de design, ficção ou outros.

3. Wordpress. Quero fazer o site todo em Wordpress, ou seja, um blogão. Cada trabalho publicado será equivalente a um post, facilitando a atualização. Os trabalhos vão ficar um embaixo do outro, como num blog mesmo. Uma imagem ocupará 3/4 da tela, e a descrição, o 1/4 restante. Não está no layout, mas gostaria que todos os trabalhos, contos e posts fossem passíveis de avaliação, de modo que, ao menos para o portfolio, os trabalhos fossem ordenados de acordo com a nota dada por todos.

A dúvida: Não queria usar scroll para projetos com muitas imagens. Então, para quem entende mais de código do que eu: é possível haver uma navegação interna em cada trabalho (lembrando que cada trabalho é um post)? Botões para trocar de imagem sem carregar a página toda de novo e sem o navegador voltar ao topo?

4. Pra quem estiver se perguntando, onde ele pegou essa fonte maravilhosa dos títulos das seções? Aqui: sudtipos.com.

5. Por último: hungrymind.com.br ou hungrymind.nu? Um parece tão formal, e o outro, tão desconhecido...

8 Comments:

At 12:26 AM, janeiro 23, 2008, Anonymous Anônimo said...

1- eu só vi o alien. gostei dele. mas só vi o sujeito careca ao contrario depois. a linguinha atrapalha, voce nao consegue fazer com que ela tenha uma outra leitura na interpretacao do carinha? gostei da sacada

2- no commnets. gosto da fonte

3- dá pra fazer isso tudo sim com plugins. pras imagens talvez o mais fácil seria encontrar um widget que fizesse isso das imagens, mais ou menos como o youtube faz com videos. mas talvez tenha um plugin que faça exatamente isso. dar nota, eu sei que tem..

4-ah valeu pela dica

5-o .net e .org já estao ocupados?
 

At 9:39 AM, janeiro 23, 2008, Anonymous Anônimo said...

Meus comentarios:
-a cabeça fica facil, mas o monstro dificil de ver, só depois q vc explicou..
-A letra do hungry mind tem q ser = ao do about e design.
-O amarelo -cor- do designer Rodrigo Rego, tem que ser = ao das letras design e about. Este amrelo nao aparece bem..
-Hungrymind.nu é mais engraçado e bem desconhecido, talvez, o .com.br dê mais ibope.
bjs
 

At 3:43 PM, janeiro 23, 2008, Blogger Mauro said...

Gostei bagarai! Também confesso que demorei para ver a carinha sorridente, talvez este seja mais um daqueles testes de personalidade...

Acho que para tornar a dualidade mais perceptível seria legal você fazer o desenho estático lembrando mais a carinha sorridente, com uma animação do monstro dando uma mordida no ar quando o ponteiro do mouse parasse em cima (quando não sou eu que faço a programação tudo é possível).

Achei a fonte ridícula, muito gay e não me dá vontade de te dar dinheiro. Mas gostei da combinação de cores lembrando a bandeira da Ucrânia.

Senti falta desses bonequinhos de um olho só.

Não lembro onde, mas encontrei um domínio que terminava em ".vc". Honestamente, acho que o melhor é terminar em ".com.br". Torna mais fácil de lembrar, deixa claro que é brasileiro (se você quiser deixar isso claro...) e ainda explicita seu objetivo de ganhar dinheiro. ".nu" é coisa de quem quer chamar a atenção com bobagens, você não precisa disso e deve se lembrar que seus clientes são "não-designers" que podem não entender a piada.
Meu amigo Gustavo Rosa também tem um site bem bacana (www.gustavorosa.com), se você ainda não viu amostras o suficiente.
 

At 12:27 AM, janeiro 24, 2008, Blogger Letícia said...

Oi Rodi!
Vc nem deve estar acreditando q eu estou aqui, mas eu voltei! hehe
Eu tb quero dar a minha opinião sobre a sua tela de abertura, mas tenho tanta coisa para falar q prefiro comentar pessoalmente. Mas vc nunca esta em casa =P E agora eu vou para Friburgo.. bem quando voltar eu falo, ok?
Bjao!
 

At 2:14 PM, janeiro 24, 2008, Blogger Unknown said...

1. achei a marca otima, muito simpatica, vi o monstro e a carinha sorridente e adorei a ideia do mauro do monstro morder a seta do mouse quando parar em cima (gosto mto de hidden functions/gracinhas em sites). Acho q vale testar mais umas alternativas na relacao tipografia/simbolo no logo.

2. no comments

3. nao sei

4. a fonte eh linda, (tem jeito de filmes fantasia tipo big fish, tideland, o labirinto do fauno, um pouco mais recatada), so achei que nao combina muito encarcerar a fonte cheia de curvas no quadradao.

5. nao sei

6. o q vc acha de uma resolucao maior?

7. acabei achando desnecessario os links la de cima (contact me, read my blog e get my portfolio, ta tudo quase diretamente incluido no links-quadrados)... e se vc usasse os titulos em outra ordem em q eles tivessem mais sentido (e priorizasse a horizontal): about design /other fictions ou whatever fictions... nao tem mta fonte diferente ai no meio brigando, nao? pequeno brainstorm, nao leve tudo em consideracao!

parabens pela coragem!
 

At 11:34 PM, janeiro 24, 2008, Blogger Rodrigo Rego said...

Gostei do equilíbrio entre quem vê o alien e quem vê o rosto sorridente. Mostra que a marca ficou ambígua. Mas ainda quero mudar um pouco, e talvez olhar a tipografia com mais carinho esteja nos planos.

Mauro, ótima a idéia de a marca mexer. Vou fazer, embora conseguir que ela engula o mous eestá além dos meus limites com gif animado.

Vamos ver o que eu consigo fazer na hora de mexer nos temidos plugins do wordpress.

A fonte do título das seções. tinha ficado meio enclausurada mesmo. Estou trabalhando nisso. Não acho que ela seja gay, mas também não quero repeti-la na marca.

Os links ali em cima ficaram muito repetitivos mesmo. Mas Luyza, boiei no que vc sugeriu. Como assim passar o menu pra horizontal?

Acho que a mistura de fontes pode ter se agravado por ter colocado latest work com maiúscula no início. FIz um teste com minúsculas e melhorou. Fora isso não estou vendo problema não. Mas eu gosto de farofa mesmo.

Resolução maior porque? O que eu ganho?

Acho que vou de .nu. Talvez eu não precise disso, mas acho legal.
 

At 8:43 AM, janeiro 25, 2008, Anonymous Anônimo said...

-pq não hungrymind.com?

-só eu que vi o cabeçudinho sorridente e um cachorro branco por cima dele?

-a fonte do menu é legal sim, mas concordo com a luayza, sobre ela estar presa no retângulo.

-adorei o amarelo+azul+rosa

-me incomoda um pouco o "of THE designer". Acho melhor "(...) creative work of designer Rodrigo Rego".

-muita fonte mesmo. Não dá pra usar a mesma fonte nos sub-ítens do menu, na frase sub-título e no título do trabalho que está na home?

-a fonte louca me deu uma invejinha, pq no momento estou fazendo um site pra uma empresa de engenharia, que não posso usar nada que seja assim, diferente... : (

parabéns!

vai colocando mais durante a evolução, pra gente acompanhar o processo? : )

bjs

bárbara
 

At 2:14 PM, janeiro 26, 2008, Blogger Rodrigo Rego said...

Bárbara, apoiado em quase tudo. Mas algumas observações:

- cachorro? até vi, mas hja eppinghaus!
- a fonte dos itens de menu, da frase embaixo e dos titulos dos projetos é a mesma! Muda só o tamanho, a cor, e o peso.

Claro que vou postando a evolução. Amanhã (espero) tem mais.
 

Postar um comentário

Profile

Rodrigo Rego

Sou designer, fascinado por bandeiras, jogos de tabuleiro, países distantes, e uma miscelânea de assuntos destilados quase semanalmente neste espaço.

Visite meu site, batizado em votação feita aqui mesmo, Hungry Mind.

rodrego(arroba)gmail.com
+55 21 91102610
Rio de Janeiro

Melhores Posts
Posts Recentes

Powered by Blogger

Creative Commons License