segunda-feira, dezembro 03, 2007

Bandeiras e o IDH

Bandeiras revelam mais sobre um país do que ele provavelmente gostaria. Dá pra dizer com muita segurança, por exemplo, quem é rico e quem é pobre sem ter nenhum outro dado além da bandeira.

Há pouco foi divulgada a nova classificação do IDH, e a primeira coisa que me chamou a atenção foi a escassez de amarelo entre as bandeiras dos dez primeiros colocados. Só a Suécia ousou pintar a flâmula com minha cor favorita.

Se analisarmos o ranking do IDH de acordo com as cinco cores mais comuns em bandeiras - vermelho, branco, azul escuro, amarelo e verde - vamos ver que a combinação cromática é um dos sinais mais claros do desenvolvimento humano de um país.

Por exemplo, o mesmo amarelo omitido no topo da lista está fartamente representado na sua rabeira, em oito das dez postulanes a nação mais precária do mundo. Verde é cor igualmene abundante embaixo (8 de 10) e sumida em cima (1 de 10). O vermelho parece onipresente de alto a baixo, mas veja como o azul e o branco se concentram entre os primeiros colocados (6 de 10 e 9 de 10, respectivamente) e rareiam entre os últimos (3 de 10 em ambos os casos).

A conclusão é óbvia: verde e amarelo são cores de países pobres; azul escuro e branco, de países ricos. Por isso a bandeira brasilera é tão adequada: você olha para a combinação cromática e entende a desigualdade social, depois olha para a composição das cores na bandeira e vê porque a classe média se sente tão acuada.

2 Comments:

At 11:22 AM, dezembro 04, 2007, Anonymous Anônimo said...

Deve ser por isso que minha cor preferida é o AZUL, ha, ha, ha
 

At 12:27 PM, dezembro 06, 2007, Blogger Alexandre Van de Sande said...

é comédia mas tem uma verdade em torno disso: as cores da bandeiras foram influenciados mutuamente por fatores historicos e sociais, os mesmos que trouxeram os países aonde eles estão agora. Ao mesmo tempo que os europeus copiavam bandeiras similares uns do outro também iam copiando a democracia, a tecnologia, a idéia de colonizar a áfrica, trucidar astecas e etc.
 

Postar um comentário

Profile

Rodrigo Rego

Sou designer, fascinado por bandeiras, jogos de tabuleiro, países distantes, e uma miscelânea de assuntos destilados quase semanalmente neste espaço.

Visite meu site, batizado em votação feita aqui mesmo, Hungry Mind.

rodrego(arroba)gmail.com
+55 21 91102610
Rio de Janeiro

Melhores Posts
Posts Recentes

Powered by Blogger

Creative Commons License