terça-feira, abril 26, 2005

A Tchecossovaquia

Estive recentemente em Praga, cidade onde reencontrei alguns amigos de três anos atrás, resquícios do curso na Inglaterra. Do que pude depreender, a Tchecossováquia é um belo país, embora ainda sofra os traumas de séculos sob o domínio de vizinhos mais poderosos.

Depois do estabelecimento dos tchecos, nas regiões da Boêmia e Morávia, atual República Tcheca, e dos sovacos, na Essováquia, o país teve um curto período de autonomia no denominado Reino da Grande Morávia, mas foi logo sufocado e dividido entre o Sacro Império Romano-Germânico e a Hungria. Os últimos se apossaram da Essováquia e os primeiros, da República Tcheca, que em seguida passou ao jugo respectivamente dos Habsburgos, dos nazistas e dos comunistas. Apesar da alternância, sua capital prosperou, e só ganhou o nome de "Praga" devido ao incômodo com a intensa migração dos sovacos fugidos da miséria do reino húngaro, e o cheiro considerado "de vestiário masculino" que passou a impregnar a cidade.

O povo sovaco aliás, usualmente descrito como uma estranha raça com pêlos na boca, bafo de cecê e um cotovelo no nariz, tem sido alvo de inúmeras discriminações desde então, inclusive oficiais. São os únicos terminantemente proibidos de entrar em Roma, que até hoje nåo aceita a cavidade oral peluda dos sovacos como "boca", a posse desta sendo milenarmente imposta como condição sine qua non para ir à cidade (quem tem boca...). A eleição do papa Bento XVI com suas posições conservadoras só tende a deteriorar a situação.

Com a queda do regime comunista em Moscou, a Tchecossováquia finalmente conseguiu sua liberdade, mas divergências internas levaram à separação das duas nações. Isto tem trazido problemas aos dois povos, com os tchecos tendo seus movimentos limitados pela falta da articulação ombral, e os sovacos condenados a definhar até a morte, estirados pelas ruas de Bratislava enquanto suam pela boca peluda.

Foi este o país que encontrei nessa curta viagem. Quem quiser ver as fotos, vá no multiply ali do lado (hausindheidelberg).

***

CZECH FRIENDS: I'm not sure if you'll ever enter this site, but if you do, don't bother translating the text on Google or something else: it's just bullshit anyway, that my little monkey unconciously writes when he steps randomly in the keyboard. This trip to Prag was terrible to my university studies: it just made my daily routine look somehow like an awful boredom, I don't have the pace for doing anything anymore. What should I do? =)

5 Comments:

At 3:31 PM, abril 27, 2005, Blogger Mauro said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.
 

At 3:35 PM, abril 27, 2005, Blogger Mauro said...

Se os próximos posts forem como esse, acho que vai bater o récorde de acessos do kibeloco logo logo.
Não entendi muita coisa devido à minha gonorância geográfica (apesar de ser uma das poucas áreas de referência no princesa isabel) e à minha ingenuidade humorística. A Sováquia é hoje o Cosovo? Essa porra de Sováquia existe mesmo ou é só piada mesmo?
Quando sai o post sério? (o comentário acima foi meu e se tornou obsoleto depois que eu li pela segunda vez)
 

At 5:21 AM, abril 29, 2005, Blogger Rodrigo Rego said...

bom cara, explicando a piada, que nao deve ter ficado muito clara pra ninguém uma vez que só vc comentou nesse post:

A Sovaquia é um trocadilho com Eslovaquia, que fica mais plausivel quando eu falo "Tchecossovaquia" e nao "Tchecoslovaquia". A idéia do post era parodiar aqueles verbetes de enciclopédia, adicionando dados estúpidos no meio de informacao pretensamente séria, mas pelo visto nao fui muito feliz.

Acho que nao vai rolar post sério, até porque tudo de sério que eu tinha pra falar eu falei no multiply, onde as fotos ajudam a ilustrar melhor.

Ah, e reescrevi o post pra torna-lo um pouco mais inteligivel (mas nem tanto).
 

At 10:43 PM, abril 29, 2005, Blogger Mauro said...

Com preguiça de usar e-mail pra responder: Os desenhos foram feitos a nanquim, mas os que ela faz nos bares são a lápis (coloridos em papel cartão cinza e bege). Os desenhos à lapis ficam até mais elaborados com cores e mais sombras, só que menores. Eu não expliquei pra não deixar o post muito longo.
 

At 10:43 PM, fevereiro 10, 2006, Anonymous Anônimo said...

hua,hua,hua,hua,hua. ADOREI!
Já pensou na grana que vcs designers podem fazer por lá criando uma escova-dental-aparadora-de-pelos? Um espetáculo, iria vender que nem água... E um creme-dental-anti-trânspirante?
Pensem nisso...
 

Postar um comentário

Profile

Rodrigo Rego

Sou designer, fascinado por bandeiras, jogos de tabuleiro, países distantes, e uma miscelânea de assuntos destilados quase semanalmente neste espaço.

Visite meu site, batizado em votação feita aqui mesmo, Hungry Mind.

rodrego(arroba)gmail.com
+55 21 91102610
Rio de Janeiro

Melhores Posts
Posts Recentes

Powered by Blogger

Creative Commons License