quinta-feira, outubro 18, 2007

Criptocríticas: Tropa de Elite

Tropa de Elite suscitou dois tipos de debate. Primeiro, sobre a pirataria. Depois que estreou, sobre o seu suposto fascismo. Não vi ainda, por isso vou criptocriticar a polêmica, e não a obra.

Adoro a contradição que os dois debates geram quando postos lado a lado. O povão que babou de prazer em massa com os métodos do Bope aceita a tortura e concorda que é a pleiboizada maconheira que sustenta o tráfico. Engraçado. Pois se todo mundo comprou o filme no camelô, não estão incentivando um outro tipo de comércio ilegal?

Se eu fosse traficante, já saberia o que vender se as drogas forem descriminalizadas.

4 Comments:

At 11:40 AM, outubro 19, 2007, Blogger Mauro said...

Da mesma forma que os maconheiros dizem que é a lei que cria o tráfico, e não o consumidor, os "pirateiros" vão dizer que são os direitos autorais que criam a pirataria, e não o comprador. Na hora de tirar o c* da reta todo mundo é igualmente previsível. Eu posso me gabar de ter esperado até o filme sair no cinema pra ver. Tenho a certeza de que os realizadores do filme receberam meus 23 centavos (valor dos direitos autorais discriminado no bilhete do roxy).
 

At 2:07 PM, outubro 19, 2007, Blogger Rodrigo Rego said...

Analizando objetivamente, é a união da lei e do consumidor que criam o tráfico. Sem um dos dois, não haveria tráfico de drogas. Mas é impossível impedir as pessoas de consumirem, então também não vejo sentido em botar a culpa na sociedade ou na pleiboizada. É como culpar o sol pela seca no nordeste.
 

At 6:22 PM, outubro 20, 2007, Blogger Mauro said...

Acho que não é bem assim. Se as pessoas plantassem em casa, por exemplo, poderiam consumir sem financiar o tráfico. Ainda seria crime, mas o dano seria menor. Eu não me posiciono muito em relação à legalização, mas acho que se as pessoas são incapazes de largar a maconha para não financiar o crime, então alguma coisa está errada (mais com os consumidores que com a lei). Da mesma forma, quem copia o CD em casa está violando os direitos autorais, é pirataria, mas não está financiando um mercado clandestino.
 

At 10:01 PM, outubro 26, 2007, Blogger Lili said...

Sabe o que não se fala a respeito? Não importa o que eles vão vender: eles VÃO vender. Droga, pirataria, caça-niqueis, qualquer coisa que as pessoas queiram e que seja caro ou difícil de ter acesso. Sempre vai existir tráfico porque sempre vai ter gente querendo comprar alguma coisa que não dá. Se liberarem as drogas eles vão pra pirataria, se liberarem a pirataria vão pro jogo, se liberarem o jogo vão pras armas e assim vai.
Quanto mais desigual a sociedade maior o poder do tráfico. A burocracia leva à venda da facilidade.
Bjo.
 

Postar um comentário

Profile

Rodrigo Rego

Sou designer, fascinado por bandeiras, jogos de tabuleiro, países distantes, e uma miscelânea de assuntos destilados quase semanalmente neste espaço.

Visite meu site, batizado em votação feita aqui mesmo, Hungry Mind.

rodrego(arroba)gmail.com
+55 21 91102610
Rio de Janeiro

Melhores Posts
Posts Recentes

Powered by Blogger

Creative Commons License