quarta-feira, junho 07, 2006

Desembolog na Copa!

Seguindo a onda iniciada por blogs e colunas Brasil afora, resolvi eu ir pra copa também, de onde farei uma cobertura exclusiva. Mas não se iludam. Exclusiva não significa que pretenda eu lançar aqui pautas únicas, ou provê-los de acesso aos bastidores da organização e à intimidade do escrete. É exclusividade mais no sentido monotemático mesmo. Prometo, do dia de hoje até a final dez de julho, dedicar o Desembolog somente ao único assunto que interessa a qualquer um que consiga sintonizar a TV no Galvão Bueno. Copa.

Discordo de quem acha que a copa do mundo aliena. Que o brasileiro não vai mais pensar em samba, novela e sexo, só futebol. Balela. É durante a copa que o Brasil mais se debruça sobre o mundo. Do alto da nossa supremacia, oferecemos magnanimamente o olhar bondoso aos coadjuvantes que tentam nos impressionar. Aprendemos como a Costa do Marfim paralisou sua guerra civil para assistir sua seleção. Decoramos os vários nomes sob os quais já disputaram a copa aquelas repúblicas instáveis nos Bálcãs, hoje representadas por Croácia e Sérvia e Montenegro (que aliás já se desmembrou em duas mês passado, mas vão jogar unidas mesmo assim). Tomamos as dores dos jogadores de origem árabe que são discriminados na seleção francesa, e os negros na inglesa. Ou o xamã que o Equador vai levar pra Alemanha para evitar mau olhado nos campos onde o time jogar. O esquema de segurança paranóico da seleção americana. A máfia de apostas italiana. O castelo em ruínas de Königstein. A copa é o melhor pretexto pra descobrir o mundo, aprender as bandeiras das trinta e duas seleções pra pintar no chão da rua, maravilhar-se com as diferentes culturas pra no final passar sambando por cima delas todas com nossa alegria e ginga muito superiores.

6 Comments:

At 5:50 PM, junho 08, 2006, Anonymous Anônimo said...

copa não aliena? olha, vou ter que discordar de você. tudo que eu tenho ouvido falar nas últimas duas semanas é relativo a isso, sobre o jogador tal, a tática não sei o quê, ou entao quantas figurinhas estão faltando pra completar o álbum do fulano. e sinceramente, acho que a galera tá mais interessada no cofrinho do ronaldinho gaúcho do que nas culturas de outros países.

no mais, eu já sou naturalmente alienada, tão alienada que não sabia de nada disso que vc falou sobre as seleções. também só descobri que algund países africanos tinham time de futebol folheando o álbum da copa
(terrível né? mas eu nao gosto de futebol e assisto pela bagunça, entao acho que estou perdoada). por isso a partir de agora eu vou acompanhar diariamente a sua cobertura exclusiva aqui no blog pra parecer mais informadinha. ah, aproveita e dá um adianto pra ala feminina: explica umas regrinhas básicas do jogo, como por exemplo o que que aquele cara de preto tá fazendo no meio do campo correndo de um lado pro outro. :P
bjs!
 

At 10:29 PM, junho 08, 2006, Anonymous Anônimo said...

outra coisa: onde vc comprou o vida, modo de usar? tá difícir achar por aqui...
 

At 10:48 PM, junho 08, 2006, Blogger Rodrigo Rego said...

Olhaí, vc mesmo já nao aprendeu que a áfrica tem seleções de futebol? Quem te ensinou? A copa!

Copa 1 x 0 não Copa.

e o vida modo de usar... esgotou a edição brasileira. vc só acharia em sebo, ou em outra lingua. o meu é em ingles: life, a user's manual. tem na amazon, e eu posso emprestar tb.

O cara de preto representa o luto da comunidade futebolística pelos grandes craques mortos do passado. Se algum jogador em campo conseguir derrubá-lo com uma bolada, aumenta em dois gols o placar a favor de seu time.

bjo!
 

At 10:49 PM, junho 08, 2006, Blogger Rodrigo Rego said...

isso aí baere. o espírito é esse mesmo.
 

At 11:22 PM, junho 08, 2006, Anonymous Anônimo said...

ok, eu vou tentar ter menos odio no meu coraçaozinho e assistir à copa polianamente. e essa de decidir eleiçao é nova pra mim, qual o fundamento disso?
ah, foi mal pelo comentario giga, da proxima vez serei mais contida.

ps1: já esqueci todos os times que eu vi no álbum
ps2: se nao for problema me emprestar o livro eu ficaria muito grata! :)
 

At 6:38 PM, junho 09, 2006, Blogger Rodrigo Rego said...

tem uma pesquisa que prova que a copa nao influencia na economia brasileira. Fizeram um grafico e viram que a renda do brasileiro sempre cresce algum por cento em ano de copa. Mas nao por causa dela, e sim da eleicao, quando os governos gastam desenfreadamente. Tanto que no ano seguinte a copa, a renda sempre diminui.

Isso aconteceu em todos os anos de copa menos 1990, quando teve copa, mas nao teve eleicao...

paula, nao há problema em emprestar o livro, mas talvez vc fique na fila. me adiciona no msn pra eu checar seus antecedentes: rodrego2@hotmail.com
 

Postar um comentário

Profile

Rodrigo Rego

Sou designer, fascinado por bandeiras, jogos de tabuleiro, países distantes, e uma miscelânea de assuntos destilados quase semanalmente neste espaço.

Visite meu site, batizado em votação feita aqui mesmo, Hungry Mind.

rodrego(arroba)gmail.com
+55 21 91102610
Rio de Janeiro

Melhores Posts
Posts Recentes

Powered by Blogger

Creative Commons License