O que é pirataria?
Aliás, o que é pirataria e o que não é? Pra mim é fácil: dividir música, filme, livro, software e etc. é ético. Comprar e vender, fomentar um mercado que lucre com a obra alheia é antiético.
- Comprar DVD no camelô é antiético.
- Baixar música no LimeWire é ético.
- Copiar os CDs do seu amigo ou xerocar o livro de medicina é ético.
- Copiar DVD do camelô é antiético.
- Compartilhar um filme antes de ele ser lançado em DVD é antiético. Pressupõe que o arquivo teve origem em alguém que não o comprou (e que, portanto, não tem o direito de compartilhá-lo).
- Burlar senhas e esquemas de segurança que impedem um software de ser copiado é ético. Uma empresa não deveria ter o direito de impedir que seu software seja compartilhado. Ainda mais cobrando o preço que a maioria cobra.
Nessas horas eu queria ser juiz, só para abrir uma porção de jurisprudências.
3 Comments:
At 7:19 PM, outubro 19, 2007, Alexandre Van de Sande said...
entao deixa eu ver se entendi.
baixar software é bacana.
gravar esse software em um dvd é bacana.
dar pra um amigo que não tem banda larga é bacana.
pedir pro seu amigo pagar pelo dvd é bacana.
copiar pro amigo do teu amigo do teu primo que não tem internet e pedir pra ele pagar um preco um pouco acima do dvd por que afinal se voce não fizer isso teu primo fica te pedindo a porra o tempo todo, é bacana.
mas fazer exatamente a mesma coisa acima com o intuito de ganhar dinheiro já vira pecado, por que afinal em guardamos algo de algum lugar de nossa criação em uma sociedade judaicocristãocidental onde lucro é contra Deus.
Voce copiar o photoshop cs3 por que afinal você não tem 100 dólares de bobeira é bacana.
A pequena empresa do teu amigo fazer o mesmo também, por que os caras tem grana mas são raladores.
A filial da empresa multimilionária onde teu amigo trabalha fazer o mesmo não é bacana, por que em algum lugar de nossa criação por professores esquerdistas aprendemos que empresas multimilionárias são malvadas por que, enfim, são contra Deus ou algo assim.
Rego, fazer algo é uma coisa, criar um código de ética público mixuruca pra criar polêmica no blog é outra completamente diferente
At 7:20 PM, outubro 19, 2007, Alexandre Van de Sande said...
digo 1000 dólares.
At 9:57 AM, outubro 20, 2007, Rodrigo Rego said...
Alexandre, seu comentario está parecendo o dos anônimos revoltados que lêem o que querem. Eu não escrevi várias coisas que você diz que eu escrevi. Você está debatendo com os seus próprios preconceitos, não com a minha opinião.
Você pode contestar meu código de ética pelos seus valores, porque isso cada um tem os seus, mas não por discriminação e falta de consistência.
Onde é que está dizendo que é antiético que as grandes empresas copiem software? Onde é que está dizendo que copiar um DVD pro seu amigo e cobrar pelo serviço é ético? Não estou diferenciando freela de multinacional, nem nerd de camelô.
Agora, se a questão é por quê vender (por exemplo) DVD sem autorização é antiético, a resposta é a seguinte: ao fazer comércio, você passa a concorrer com as videolocadoras que pagam os impostos todos, e essa concorrência é desleal. É como uma firma de design que se recusa a assinar carteira competindo com outra que dá essa opção ao funcionário. Quem vai ter o preço mais barato?
Repare que a questão da burrice que é alguém abrir uma videolocadora no atual cenário não é posta em questão.
Quando for tentar me zoar de novo, pelo menos escolhe um furo de raciocício decente, rapaz.
Postar um comentário
<< Home