sexta-feira, outubro 19, 2007

O que é pirataria?

Aliás, o que é pirataria e o que não é? Pra mim é fácil: dividir música, filme, livro, software e etc. é ético. Comprar e vender, fomentar um mercado que lucre com a obra alheia é antiético.

- Comprar DVD no camelô é antiético.
- Baixar música no LimeWire é ético.
- Copiar os CDs do seu amigo ou xerocar o livro de medicina é ético.
- Copiar DVD do camelô é antiético.
- Compartilhar um filme antes de ele ser lançado em DVD é antiético. Pressupõe que o arquivo teve origem em alguém que não o comprou (e que, portanto, não tem o direito de compartilhá-lo).
- Burlar senhas e esquemas de segurança que impedem um software de ser copiado é ético. Uma empresa não deveria ter o direito de impedir que seu software seja compartilhado. Ainda mais cobrando o preço que a maioria cobra.

Nessas horas eu queria ser juiz, só para abrir uma porção de jurisprudências.

3 Comments:

At 7:19 PM, outubro 19, 2007, Blogger Alexandre Van de Sande said...

entao deixa eu ver se entendi.
baixar software é bacana.
gravar esse software em um dvd é bacana.
dar pra um amigo que não tem banda larga é bacana.
pedir pro seu amigo pagar pelo dvd é bacana.
copiar pro amigo do teu amigo do teu primo que não tem internet e pedir pra ele pagar um preco um pouco acima do dvd por que afinal se voce não fizer isso teu primo fica te pedindo a porra o tempo todo, é bacana.
mas fazer exatamente a mesma coisa acima com o intuito de ganhar dinheiro já vira pecado, por que afinal em guardamos algo de algum lugar de nossa criação em uma sociedade judaicocristãocidental onde lucro é contra Deus.

Voce copiar o photoshop cs3 por que afinal você não tem 100 dólares de bobeira é bacana.
A pequena empresa do teu amigo fazer o mesmo também, por que os caras tem grana mas são raladores.
A filial da empresa multimilionária onde teu amigo trabalha fazer o mesmo não é bacana, por que em algum lugar de nossa criação por professores esquerdistas aprendemos que empresas multimilionárias são malvadas por que, enfim, são contra Deus ou algo assim.

Rego, fazer algo é uma coisa, criar um código de ética público mixuruca pra criar polêmica no blog é outra completamente diferente
 

At 7:20 PM, outubro 19, 2007, Blogger Alexandre Van de Sande said...

digo 1000 dólares.
 

At 9:57 AM, outubro 20, 2007, Blogger Rodrigo Rego said...

Alexandre, seu comentario está parecendo o dos anônimos revoltados que lêem o que querem. Eu não escrevi várias coisas que você diz que eu escrevi. Você está debatendo com os seus próprios preconceitos, não com a minha opinião.

Você pode contestar meu código de ética pelos seus valores, porque isso cada um tem os seus, mas não por discriminação e falta de consistência.

Onde é que está dizendo que é antiético que as grandes empresas copiem software? Onde é que está dizendo que copiar um DVD pro seu amigo e cobrar pelo serviço é ético? Não estou diferenciando freela de multinacional, nem nerd de camelô.

Agora, se a questão é por quê vender (por exemplo) DVD sem autorização é antiético, a resposta é a seguinte: ao fazer comércio, você passa a concorrer com as videolocadoras que pagam os impostos todos, e essa concorrência é desleal. É como uma firma de design que se recusa a assinar carteira competindo com outra que dá essa opção ao funcionário. Quem vai ter o preço mais barato?

Repare que a questão da burrice que é alguém abrir uma videolocadora no atual cenário não é posta em questão.

Quando for tentar me zoar de novo, pelo menos escolhe um furo de raciocício decente, rapaz.
 

Postar um comentário

Profile

Rodrigo Rego

Sou designer, fascinado por bandeiras, jogos de tabuleiro, países distantes, e uma miscelânea de assuntos destilados quase semanalmente neste espaço.

Visite meu site, batizado em votação feita aqui mesmo, Hungry Mind.

rodrego(arroba)gmail.com
+55 21 91102610
Rio de Janeiro

Melhores Posts
Posts Recentes

Powered by Blogger

Creative Commons License