quarta-feira, outubro 24, 2007

Um domínio pra chamar de meu

Preciso de um nome para o meu portfolio online. Desisti de dar a ele o meu próprio. Batizar seu site com nome e sobrenome já está muito batido, ainda mais agora que até nas extensões tem gente inovando. Outro dia encontrei uma agência cujo endereço era gringo.nu. A crueza e a estranheza de uma extensão como essa antecipam o impacto do site, mesmo que ele não seja impactante. Queria poder usá-la no meu portfolio, mas rodrigorego.nu acabaria em escândalo. Rodrigorego.com também não pega muito bem, embora seja definitivamente melhor que rodrigorego.sem. Meu nome ficaria mesmo trágico num site.

Eu gosto de nomes que reforcem o clima do site. Adoro wanderingabout, do Alexandre VdS. Bem legal também é um outro .nu, workforfood.

Nunca daria ao meu site um nome descritivo demais, tipo companiadedesign.com, até porque ele não vai se limitar à minha área de atuação profissional. Quero que tenha um pouco de tudo, e embora um marqueteiro convencional vá me aconselhar a não misturar webdesign com contos, printable games com blog e design gráfico com tiras em quadrinho, eu sinto necessidade de colocar todas essas vertentes criativas na internet, e melhor do que dispersá-las em seis sites perdidos é juntar tudo num quase portal levemente ególatra.

Pensei em chamá-lo de cartola. Cartola.nu, ou cartolaalgumacoisa.com ou .net. Gosto da imagem da cartola e das coisas que saem de dentro dela para representar o meu trabalho. Me passa a idéia de algo extremamente inventivo e ágil, pra não falar em mágico. E posso ainda justificar o nome com uma ilustração do tipo exuberante na home, com o menu do site e mais um monte de balangandãs fazendo movimentos aleatórios saindo de dentro da cartola vetorial. Depois posso estender essa mesma identidade para outros itens de comunicação pessoal, como um cartão de visita. Posso apresentar numa página “sobre mim” uma foto com a mesma cartola da home colocada artificialmente na minha cabeça.

Pra brincar dá de monte. A idéia é boa. A pergunta é: será que é através desse endereço que eu quero ficar conhecido por longos anos? A ilustração, a identidade, e até a cartola eu posso tirar do site sem grande prejuízo, mas mudar o domínio é mais complicado. É como mudar de telefone ou email, as pessoas passam anos se tentando se comunicar com o antigo. Será que cartola.com ou similar tem cancha para virar a minha identidade permanente na web?

* * *

- a origem da extensão .nu

13 Comments:

At 11:23 AM, outubro 24, 2007, Blogger Unknown said...

oi rodrigo! A luyza me apresentou o seu blog há um tempo. Venho acompanhando às escondidas. ;)

Aproveitando que hoje estou em casa por conta dessa chuva maluca... Vou fazer o meu primeiro comentário. :)

Cara, cartola não é um site da globo.com, de futebol? http://globoesporte.globo.com/ESP/CartolaFC/0,,8520,00.html

Foi a primeira coisa que me ocorreu qndo vc sugeriu o nome. Dar nome às coisas é realmente mt difícil. Eu tb estou tentando dar um nome fantasia inteligente pro meu projeto final. Tá fogo. Não sou mt boa nisso, acho que não posso nem te ajudar mt. Boa sorte aí!
 

At 1:26 PM, outubro 24, 2007, Blogger Mauro said...

Também acho cartola cheio de conotações pejorativas, é pedir pra dar merda. Mais ou menos como o gênio do PFL que decidiu mudar o nome do partido para Democratas, agora estão reclamando de perseguição quando chamam de DEMO...

Já sei: cupiroca.net
 

At 1:36 PM, outubro 24, 2007, Blogger Unknown said...

cartola tb me lembrou o site da globo e mesmo q isso nao te diga nada, cria um problema pratico: eles provavelmente ja compraram o dominio... e varias pessoas q tao querendo jogar vao por engano cair na sua pagina... se bem q isso nao seria de todo mal, mas acho q vc tem outros publicos mais interessantes pra criar um nome "tricky" que resulte em falsos acessos do que jogadores do cartola...

tb gosto mto do work for food e wandering about e ainda busco um nome fantasia pro meu site... se eu tiver alguma ideia te vendo, ok? Alias, isso eh etico?

mais um exemplo interessante eh o untitled.art

pq vc nao procura na sua lista de filmes e musicas favoritas inspiracao?
 

At 3:11 PM, outubro 24, 2007, Blogger Rodrigo Rego said...

Oi Brenda, bem-vinda! Abuse dos comentários de hoje em diante, nada de ficar acompanhando em segredo!

Também lembrei do jogo da Globo.com, mas acho que poucas pessoas fariam a mesma ligação. Até porque, se não me falha a memória, o jogo se chama cartola FC, e eu só sei disso porque conheço um monte de gente que trabalha ou trabalhou lá, entre elas vocês duas!

Já a conotação pejorativa de cartola é fácil de mudar, basta colocar um adjetivo. Cartola mágica, cartola maluca, coelho da cartola, algo assim. Como o adjetivo é no feminino, os dirigentes de futebol ficam automaticamente excluídos. O problema é que já não fica tão forte...

O que pesa a favor do nome pra mim ainda é toda a identidade visual que pode derivar dele.
 

At 11:37 AM, outubro 25, 2007, Anonymous Anônimo said...

"O que pesa a favor do nome pra mim ainda é toda a identidade visual que pode derivar dele."

Mais um ponto a favor do cupiroca, e a idéia foi sua!
 

At 11:16 PM, outubro 25, 2007, Blogger Rodrigo Rego said...

Cara, essa foi do baú. Pra quem quiser, eis o post referente a esta curiosa expressão.
 

At 10:26 AM, outubro 26, 2007, Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.
 

At 10:29 AM, outubro 26, 2007, Blogger Unknown said...

Entao mais um voto pro cupiroca. Vc ainda pode justificar a sua (e do Andy Kaufmann) maneira de que tudo isso eh um grande circo pro Niels e a amiga do Niels continuarem achando que cupiroca eh alguma coisa. Afinal nao eh esse o objetivo final: enganar os espectadores com mentiras mirabolantes? Nada melhor que usar seu site como elemento de comprovacao da mentira, numa metamentira. Andy ia ficar orgulhoso!
 

At 10:34 AM, outubro 26, 2007, Blogger Unknown said...

A verdade eh que eu nao gostei de cartola mesmo... acho uma metafora muito boba... e pra nao ficar so falando mal, acho q uma metafora boba nao combinam com os textos inteligentes.
 

At 12:40 PM, outubro 26, 2007, Blogger Rodrigo Rego said...

Vou pensar em outra coisa, contra a rejeição unânime não tem muito como argumentar. Aceito sugestões mais sensatas do que cupiroca =)
 

At 9:53 PM, outubro 26, 2007, Anonymous Anônimo said...

Vou te dizer uma coisa: adoro Rodrego. Acho que uma engenhosidade e de uma criatividade espantosa. E que só funciona com o seu nome.
Mas não sei se isso conta pra vc.
Eu tive esse tipo de problema (nome associado com outras coisas que levavam pessoas ao meu blog) e te digo: no início é legal vc saber que a visitação é alta por acaso, depois vira um saco as pessoas perdida no teu espaço sem ser por vc.
Eu tou procurando um nome tbe, pra minha loja. Pensei em Logofonia. Se vc tiver alguma idéia pra mim é só dizer.
Bjo.
 

At 9:55 PM, outubro 26, 2007, Blogger Lili said...

Meu comentário ficou cheio de erros. Argh. Paciência.
Queria adiantar o tempo e botar a loja logo pra funcionar mas o Rebouças resolveu cair e ferrar com meu silêncio!
Bjo.
 

At 3:26 PM, outubro 28, 2007, Anonymous Anônimo said...

ai vai minha sugestao:

designbolog.com

o que voces acham???

bjs,
 

Postar um comentário

Profile

Rodrigo Rego

Sou designer, fascinado por bandeiras, jogos de tabuleiro, países distantes, e uma miscelânea de assuntos destilados quase semanalmente neste espaço.

Visite meu site, batizado em votação feita aqui mesmo, Hungry Mind.

rodrego(arroba)gmail.com
+55 21 91102610
Rio de Janeiro

Melhores Posts
Posts Recentes

Powered by Blogger

Creative Commons License