domingo, outubro 28, 2007

Brainstorm de nomes para o meu domínio

Cartola não colou. Por mais que eu achasse simpático, não há argumentos contra a rejeição unânime. Não tenho mais nenhuma boa idéia. Chegou a hora do brainstorm.

Brainstorm pra quem não sabe é o processo coletivo de livre geração de idéias. É o contraponto natural ao pensador solitário. Ao contrário do gênio eremita que amassa papéis com primeiras frases para um romance de vanguarda, uma idéia num brainstorm não tem compromisso com qualidade nem lógica.

Comparando com ratos num labirinto. O rato solitário fica onde está, analisando correntes de vento até se decidir pelo caminho certo até o roquefort. Os ratos do brainstorm saem correndo ao mesmo tempo por todas as entradas do labirinto, até que um tropeça no queijo por acaso.

Vamos tentar tropeçar numa solução, pinçar uma avalanche, e quem sabe achamos por tabela um nome para o projeto final da Brenda e para a loja da Lili. Seguem as diretrizes:

- o nome não pode se restringir a design, deve ser geral o suficiente para englobar outras atividades criativas paralelas. Afinal, o site vai hospedar não só o meu portfolio, mas também este blog, e o que mais eu achar que deve.
- o domínio se refere a um indivíduo, não a uma empresa. O nome não deve passar a impressão de haver uma grande organização por trás do trabalho, com almoxarifado, RH e etc.
- o nome deve ser sonoro, mas principalmente ter carga semântica. Nada de nomes em latim que não dizem nada, por exemplo. No entanto, desde que passe uma mensagem (qualquer que seja), não há barreiras lingüísticas.
- humor é sempre bom.
- sintam-se livres para desrespeitar qualquer regra. Elas são só um parâmetro, mas isso é um brainstorm.

29 Comments:

At 3:39 PM, outubro 28, 2007, Blogger Rodrigo Rego said...

primeira sugestão, aproveitando ainda o tema da cartola:

www.outofthehat.com

Será que a metáfora fica mais rica? OU será que esse fth no meio virou uma sopa de letrinhas?
 

At 3:41 PM, outubro 28, 2007, Blogger Rodrigo Rego said...

Segunda sugestão, aproveitando o anônimo do último post:

www.desembolog.com. Designbolog eu não gosto. Mas será que transpondo o nome do blog (do qual eu na verdade não sou 100% fã) para um domínio próprio funciona? Ou fica muito bobo? Ou restringe demais ao formato blogueiro?
 

At 3:43 PM, outubro 28, 2007, Blogger Rodrigo Rego said...

Terceira sugestão, aproveitando a idéia da Lili no último post:

www.rodrego.com

Me amarro nesse nome no meu email. Mas será que pra domínio combina? Diz alguma coisa? Alguns amigos internacionais acham que meu nome é rodrego, e não rodrigo. Será que não confunde?
 

At 11:08 PM, outubro 28, 2007, Blogger Alexandre Van de Sande said...

cheguei agora, primeiro, gostei de virar tema na oultimo post, fiquei orgulhoso.

-segundo, a principio nao curto muito vrincadeiras com o nome do dominio, por que quando vc sai do basico pontocom ou pontocompontobeérre, fica mais dificil lembrar. É del.icio.us, deli.ci.o.us ou deli.cio.us?

mas tem algumas piadas impagaveis. Por exemplo, ja pensou que se voce comprar um dominio da Eritréia (se conseguir entender alguma coisa no site) pode ter um donino que termina com .com.er?
vaite.com.er

com a vantagem que todos os subdominios
rodrigo.vaite.com.er
essequadrinho.vaite.com.er
o.jogo.da.band.eira.vaite.com.er

Na bosnia e ehezergovina voce pode comprar o goia.ba ou ou quem sabe o marmela.de da alemanha?

ai a criatividade...
 

At 11:14 PM, outubro 28, 2007, Blogger Alexandre Van de Sande said...

mas fora essas brincadeiras acho o melhor é pegar uma expressao e registrar expressao.com

Por que comprar o dominio só nao basta, depois voce tem que ganhar o google mesmo. Voce quer ser o 1o resultado quando alguem procurar o teu nome no google, e duvido que voce ganhe todos os sites que falam de cupiroca (nesse ponto eu ter escolhido wandering about, nao wondering about, me facilitou)

gosto de algo como out of the hat por que fica algo como out of nowhere, o que descreve bem de onde vem suas idéias. talvez algo em portugues que indique uma coisa que aparece absolutamente do nada que faça voce se perguntar "crlho onde o rodrigo tava com a cabeça pra pensar nessas coisas????"

no bom sentido, é claro..
 

At 11:39 PM, outubro 28, 2007, Blogger Alexandre Van de Sande said...

finalmente: da assinatura rodrego. talvez nao sirva como nome de dominio mas é uma palavra quase unica e que não é de lingua nenhuma.

alias..
http://wordsmith.org/anagram/anagram.cgi?anagram=rodrego&t=1000

...é um anagrama de Order Go e Good err. duas idéias opostas. "Vai ordem" e "bom erro"

mais ideias a partir dos anagramas
God Error.
Dog err.
 

At 9:48 AM, outubro 29, 2007, Blogger Rodrigo Rego said...

Haha, God Error é ótimo! Geniais os anagramas. Mas claro, vira piada interna, então ninguém vai entender. Outofthehat é bom, mas meio sopa de letras, e nem de longe tão forte quanto workforfood ou wanderingabout. Talvez um nome que passe um conceito semelhante, mas com outras palavras?
 

At 10:43 AM, outubro 29, 2007, Anonymous Anônimo said...

De novo eu..
Acho que o nome tem que falar de trabalho , blog e curriculo ao mesmo tempo...muito dificil isso..tem que ser profissional e nao brincadeira, porque vai ficar por muito tempo..tem que dar segurança a quem vai contratar um serviço ou a propria pessoa e interessar para ser um blog..
sou muito careta???

Gosto de designbolog.com
e rodrego.com

nao sou boa de ideias, mas vou tentar mais tarde dar mais algumas..
 

At 12:05 PM, outubro 29, 2007, Blogger Unknown said...

Opa. Meu nome alí no post. :)

Gosto também desses nomes que brincam com o nome do domínio, mas não sei se isso é bom para um "não-famoso". Demorei um bocado pra decorar o del.icio.us e acredito que muita gente não o use por conta disso. Também só agora percebi pq sempre recorria ao meu delicious para entrar no portfolio do Alexandre, nunca acertei de primeira, sempre escrevia errado.

Prefiro nomes simples, curtos e diretos. De preferência aqueles que tem mais de um significado (em outras línguas também). Gosto por exemplo dos nomes dos escritórios: Base, Magenta e Huge. Tem o Cubículo também que ainda por cima tem um tom de humor.

A propósito, o nome do meu projeto final por enquanto é Topo. Topo de topografia, mapa, croqui. Topo também significa croqui em inglês, francês e alemão! Não é incrível?! :)
 

At 9:56 PM, outubro 29, 2007, Blogger Unknown said...

Eu também curto nomes curtos =) mas que palavra pode ser curta e significar "caralho, de onde ele tira essas idéias?" Vocês estão praticamente me guiando para cartola de novo...

mais idéias:

www.dacartola.com
www.fundofalso.com

E sobre o que é o seu projeto?
 

At 1:45 PM, outubro 30, 2007, Blogger Unknown said...

fundo falso eh melhor que cartola.
out of nowhere eh melhor que out of the hat.
rodrego eh muito cacofonico pra vc contar pros seus amigos na rua o nome do seu novo dominio.
eu gosto mais de criticar as coisas q ja existem q dar sugestoes novas...
good error, god error tb gosto...
acho q sofista combina bem com vc, mas talvez nunca fosse numero um no google. e parece meio intelectoide.
e se vc usasse o nome de um pais do war q nao existe? qual eh mesmo o nome?
 

At 2:33 PM, outubro 30, 2007, Blogger Rodrigo Rego said...

Omsk.com? Dudinka.com? Não é que eu acho legal?

Sofista é meio pedante mesmo. E eu confesso que nem sei o que é direito, mas se parece comigo, vou pesquisar.

mais uma idéia:

cartanamanga.com
 

At 9:46 AM, outubro 31, 2007, Blogger Unknown said...

Eu gostei! mais de omsk.

1. quem tiver que entender, entende. vc nao vai precisar soletrar. quem nao entender, q nao entre, hunf! tb nao entenderia as piadas mesmo.
2. jogos de tabuleiro!
3. vc tem que criar uma bandeira pro seu pais imaginario, baseado em pesquisa previamente feita por vc mesmo.
4. tem a metafora: ali eh seu mundinho, seu pais, vc tem seu blog, portfolio e o q mais o rei absolutista deste pais (vc) achar q tem q colocar.

omsk.org? dundinka.nu? nu.omsk?
omsk.cupiroca.nu? nu.cupiroca.do.omsk?

E que tal todo.nu? ou ToDo.nu?

adorei a brincadeira. mas acho melhor eu voltar ao trabalho.
 

At 9:51 AM, outubro 31, 2007, Blogger Unknown said...

eu ate fui procurar o delicious pra ver como era de verdade. Sabe como eu achei? escrevi "delicious", assim, sem ponto nenhum no meu browser. Nao! ninguem precisa decorar a separacao de silabas deles!
 

At 9:57 AM, outubro 31, 2007, Blogger Unknown said...

ok... acho q omsk e dudinka nunca terao seu site como numero um no google. Omsk eh uma cidade russa na siberia com mais de 1 milhao de habitantes. Seria prepotente chamar de seu? Mas dudinka so tem 25 mil habitantes talvez seja mais facil de conquistar. ambos .com ja estao usados, mas ainda resta omsk.nu e dudinka.nu...
 

At 11:19 AM, outubro 31, 2007, Blogger Rodrigo Rego said...

Putz, eu gosto MUITO disso!

Vamos criar uma Dudinka imaginária, com habitantes loucos obcecados por alguma coisa, um sistema de governo ensandecido, com regiões, bacias hidrográficas e o escambau!

Vou pensar com carinho se faz sentido usar essa metáfora pro site mesmo. É uma idéia que tem muito a acrescentar.

Aliás, a Rússia tem diversas regiões maneiras, que eu já pensei até em usar num post. Olha o link na wikipedia, que legal:

http://en.wikipedia.org/wiki/Federal_subjects_of_Russia
 

At 1:10 PM, outubro 31, 2007, Blogger Unknown said...

Habitantes, bandeira, mapa politico, bacia hidrografica, uma lingua nova, caracteres novos, constituicao sobre direitos autorais e pirataria, olha quantos trabalhos graficos (ou nao) interessantes tem ai pra fazer!
Nossa, to ate com inveja...
Alguem podia me pedir isso como proxima proposta no trabalho...
 

At 1:36 AM, novembro 01, 2007, Anonymous Anônimo said...

Eu gosto de Omsk. Gosto de Fundo Falso. De Cadafalso.
Não gosto de Dudinka, de OutOfTheHat, de OutOfNowhere, de nomes em inglês em geral.
O que mais gosto ainda é Rodrego. Só vc é RodRego e mais ninguém. E cabe tudo. Só não vai ter busca espontânea no Google, a não ser que alguém troque o i pelo e sem querer...
Enfim. Nomes são difíceis.
E pra minha loja... sabe Dadá. Pelo menos ainda tenho 3 livros pra terminar enquanto penso. ;)
Bjo.
 

At 10:04 AM, novembro 01, 2007, Blogger Rodrigo Rego said...

Eu gosto mesmo de Dudinka. Hoje tive várias idéias de como aproveitar bem esse nome. De noite espero fazer um post explanando-as pra vocês darem seus pitacos.

Pra sua loja, Lili, já tive algumas idéias também, não somente para o nome.
 

At 3:34 PM, novembro 01, 2007, Blogger Unknown said...

Omsk! Omsk! Omsk! Omsk! Omsk!

:)
 

At 4:14 PM, novembro 01, 2007, Blogger Rodrigo Rego said...

Nossa, há quanto tempo eu não tinha o prazer de ver um post com mais de vinte comentários! Acho que o último foi esse.
 

At 12:26 AM, novembro 03, 2007, Anonymous Anônimo said...

Não entendo a rejeição maciça ao ao cupiroca, deve ser porque é uma palavra sem muito significado em português ou inglês. Então para entrar mais na vertente do Alexandre, sugiro "outofyourass".

Agora falando sério, Dudinka ficou muito bom. Se quiser explorar novos terrenos eu sugiro que você procure um palíndromo que soe bem, como naquele clip do Weird Al Yankovich parodiando "Subterranian Homesick Blues" (Bob).
 

At 8:31 PM, novembro 05, 2007, Blogger Mauro said...

testset é um palíndromo que eu encontrei outro dia, mas acho que não fica bom, e encontrar um palíndromo que inclua a terminação fica complicado.
 

At 8:09 PM, novembro 09, 2007, Blogger Unknown said...

isso que da comeca a postar posts bem sucedidos e ai, entra no projeto dudinka e os leitores antes assiduos, nao tem mais o que ler. Essa conversa toda me deixou morrendo de vontade de comecar um blog... sera? Acho q ele deve se chamar 'acido'.
 

At 10:58 AM, novembro 10, 2007, Blogger Rodrigo Rego said...

Minha meta é de pelo menos um post por semana, mas às vezes simplesmente não dá, e olha que eu nem comecei o projeto Dudinka.

Mas conta mais desse blog! Eu apóio! POr que o nome? Vai ser um blog corrosivo ou um blog viajandão?
 

At 11:36 AM, novembro 10, 2007, Blogger Mauro said...

Vai ser um blog paroxítono, porque domínio não tem acento. Quero dizer, a palavra "domínio", mas o domínio "acido" ou qualquer outro domínio não pode ser acentuado. Acho isso uma merda porque torna quase proibitivo colocar a palavra "não" em um domínio.
 

At 1:34 PM, novembro 10, 2007, Blogger Rodrigo Rego said...

Por que? Os sites funcionam bem com não: www.naodiscuto.com , por exemplo.

Ou vc pode fazer que nem o www.nao-til.com.br, e incerir o ~ na marra.
 

At 4:50 AM, dezembro 30, 2007, Blogger baridesign.org said...

olá, esto procurando ideias para um nome a caí aqui...em algum dos comentios alguem citou escambau....um nome bem maneiro...
excambau
ezzkambau
eskambau
weskambaum
eskambas
escambinarios
escambaticos
escanarios ahha
e todo mundo acaba indo uma hora o outra pro escambauzis, numais é isso mesmis,

quem quiser dar um look no meu trampo, alias, todo seu briefeing pro brain é extamente o meu!

www.baridesign.org
paz
 

At 12:41 PM, dezembro 30, 2007, Blogger Rodrigo Rego said...

Escambau é um nome que soa bem, mas não acrescenta nada ao meu trabalho.

Gostei do seu site. Um abraço!
 

Postar um comentário

Profile

Rodrigo Rego

Sou designer, fascinado por bandeiras, jogos de tabuleiro, países distantes, e uma miscelânea de assuntos destilados quase semanalmente neste espaço.

Visite meu site, batizado em votação feita aqui mesmo, Hungry Mind.

rodrego(arroba)gmail.com
+55 21 91102610
Rio de Janeiro

Melhores Posts
Posts Recentes

Powered by Blogger

Creative Commons License