segunda-feira, novembro 09, 2009

Montanhas russas x trens fantasmas

O sistema de transporte público de Copacabana é, do mundo inteiro, o que mais se aproxima da perfeição. Não é o melhor, lógico. É engarrafado, poluído, perigoso e barulhento. Mas só em Copacabana tem um ônibus indo para onde você quiser, vazio vazio, a qualquer momento que você pise na Nossa Senhora.

É um sistema de transporte surgido da superpopulação e do improviso, como a maioria das grandes invenções. Funciona como uma colméia, parece caótico para o turista, mas é absolutamente natural para o morador. E vem a prefeitura querendo enterrar uma idéia tão entranhada na nossa cultura por causa das Olimpíadas.

Em vez de tirar os ônibus das ruas, podiam proibir os carros. Que sentido faz ter carro em Copacabana se existe sempre um ônibus personalizado pra você?

Se é pra reformar, que seja direito. Segundo o antropólogo Lévi-Strauss, todo transporte público do mundo é baseado no modelo da montanha-russa, menos Copacabana. Copacabana se baseia no trem-fantasma e não sabe.

Na montanha-russa fica aquela fila enorme, e a cada 3 minutos, vem um carro novo e embarca metade. O próximo, só 3 minutos pontualmente depois. Pode ficar paradinho aí esperando.

No trem-fantasma não tem espera. Os carros vão chegando, cada um com 2 lugares, cheios ou vazios, sem parar, um atrás do outro. Tudo o que se tem que fazer é andar na mesma velocidade e pular pra dentro de um.

Lévi-Strauss sugere uma cidade inteira percorrida por trens-fantasmas subterrâneos de alta velocidade. Nenhum minuto de espera na plataforma, zero quilômetro de engarrafamento, velocidade constante em todo trajeto.

Claro que pra fazer as pessoas entrarem nessa máquina transportadora sem necessidade de paradas, é preciso colocar as duas na mesma velocidade. Por isso as plataformas de embarque seriam uma imensa reta com esteiras rolantes consecutivas, cada uma rodando 5 Km/h mais rápido que a anterior, até chegar em 300 metros de velhinhas de bengala a 100 por hora embarcando comodamente em vagões que se debruçam sobre a esteira.

O trem percorre a cidade inteira ensandecidamente, de Santa Cruz a Ipanema, você salta quando chegar a seu bairro, em esteiras que vão diminuindo progressivamente sua velocidade. E pronto, resolvido o problema de transporte da cidade. Mas isso não dá pra construir até as Olimpíadas.

4 Comments:

At 7:45 AM, novembro 19, 2009, Anonymous Anônimo said...

Ha,ha,ha,ha...muito engraçado, boa a ideia, mas fantastica ..
só agora tive tempo de ler o post
bjs
 

At 12:35 PM, novembro 22, 2009, Anonymous Anônimo said...

copacabana tinha que ter uma linha de onibus só, de ipanema ao Rio Sul e do Rio Sul a Ipanema. Ah, foda-se o leme.
 

At 7:57 AM, novembro 30, 2009, Anonymous Anônimo said...

quando sai o proximo post??
 

At 10:59 PM, janeiro 24, 2010, Anonymous Anônimo said...

hi

can anyone help me
i have tried for over a week now to get a loan,i have very bad credit history mainly due to a failed marrage ,i have had all the usual ,wh loans,advantage loans ,yes loans ,get in touch and promise a [url=http://www.usainstantpayday.com]bad credit loans[/url] on paying the brokerage fee,i am reluctant due to reviews on the net and i have been stung before by a company called wentorth finance ,and never got the loan of the 50 pound fee back,
i have had an offer from flm but need a gaurantor which isnt really an option either .
i wondered if anyone had any loan companys that considered bad credit ,but loaned direct without these numerous sites with different alias but mainly did same thing pay us and we will get u loan (maybe)senario
has anyone also heard of a company called fresh loans they have they sent me details out but the may be a charge but not always ,i suspect she didnt want to tell me there was a charge

thanks
MopgoaphyToda
 

Postar um comentário

Profile

Rodrigo Rego

Sou designer, fascinado por bandeiras, jogos de tabuleiro, países distantes, e uma miscelânea de assuntos destilados quase semanalmente neste espaço.

Visite meu site, batizado em votação feita aqui mesmo, Hungry Mind.

rodrego(arroba)gmail.com
+55 21 91102610
Rio de Janeiro

Melhores Posts
Posts Recentes

Powered by Blogger

Creative Commons License