domingo, abril 05, 2009

Adeus, Google

Este post provavelmente só vai interessar a designers.

Parece que duas semanas atrás, o diretor de design do Google pediu demissão. O que a princípio parece loucura, ele defendeu com argumentos bastante razoáveis em seu blog. O post obviamente repercutiu horrores, com boas análises sobre a maneira como o Google encara o design gráfico, aqui e aqui.

Assino embaixo de ambas, mas quero falar de um detalhe menor do post demissionário, quase um lapso escapulido numa distração: o autor revela que foi o primeiro designer gráfico da empresa, contratado em 2005. O Google passou oito anos sem nenhum profissional da área. Isso me leva a pensar imediatamente que:

Uma empresa pode crescer a ponto de se tornar a mais poderosa e relevante do mundo prescindindo de designers gráficos.

Será, então, que design gráfico é realmente decisivo? Aprendemos a achar que quando a comunicação visual debuta em um setor "virgem", a empresa que optou por se fazer valer do bom design ganha mercado da concorrência. Mas e quando o mundo está saturado de design gráfico, o que acontece? Meu palpite:

A ausência de design gráfico é um dos diferenciais do Google.

Afinal, o requinte visual está tão associado ao marketing, e este, tão associado à mentira, que talvez uma página branca e um logo WordArt acabem representando o oposto: verdade e confiança (e o famoso slogan "Don't be evil" só ajuda).

Pode ser por estar imerso demais na profissão, mas há algum tempo tenho a impressão de que, se o design gráfico não for absolutamente brilhante, a alternativa mais eficaz é a ausência de design gráfico (desde que respeitado o bom senso, evidentemente). E como eu não sou capaz de produzir design nesse nível (e nem você, seu convencido), acho que essa foi a principal razão de eu ter mudado meu foco de atuação para o design interativo.

Algumas vantagens do design interativo sobre o design gráfico:

  1. É mais recente. A maior parte do trabalho na área é feito por amadores, e mesmo o que é feito por profissionais geralmente é ruim. Ter um design interativo medíocre ainda é melhor do que não tê-lo. E mais: ser um ótimo designer interativo não é tão difícil assim, pois ainda há muitas idéias a serem exploradas.
  2. Não se percebe a ligação entre o design interativo e o marketing, portanto, ninguém vê como a atividade como má. E o detalhe sórdido: um bom design interativo faz muito mais pelas vendas de um produto do que um bom design gráfico.
  3. Os certos e errados são mais fáceis de serem e mensurados. Eu gosto de deitar na segurança dos números para embasar uma decisão de design. Mas isso é meu lado do contra falando, tenho certeza que estaria aqui reclamando que não posso viajar na maionese se fosse engenheiro.
* * *

Posts relacionados:
- Marks & Spencer
- Eu não gosto de design
- Pubidê - Publicitários Idealistas

11 Comments:

At 11:09 AM, abril 06, 2009, Anonymous Alexandre Van de sande said...

acho que você está confundindo aquela historia basica do não-design. Não-design não é não-designer.

Você pode sobreviver sem um designer, perfeitamente, se tiver uma boa intuição do que fazer ou não. Do mesmo jeito que voce pode sobreviver sem uma nutricionista, se souber mais ou menos o que nao comer. É quando voce está gordo e precisando de dieta, ou quando vai se preparar pra uma maratona, que procura uma nutricionista.

Isso vale pra qualquer tipo de design, principalmente "interativo", já qe a melhor usabilidade é exatamente aquela que ninguem pensa que houve um "design para o uso".

Mas concordo com você que "designer" é uma profissão que se acha muito mais importante do que é de verdade, e que muita coisa pdoe ser desenvolvida por alguem com uma boa intuicao do assunto.

E que por ser uma area que muda tanto, sempre existem novas regras do que é certo ou errado?
 

At 9:01 AM, abril 07, 2009, Anonymous Luyza said...

Concordo com o Alexandre. A opcao por um layout reduzido/transparente como o do Google nao tem nada de nao-design. E pouco importa quem foi q fez ou se surgiu por acaso.

A web ate poderia prescendir de designers assim como o Google prescindiu por varios anos se os arquitetos / programadores / alguem tivessem esse tal de "bom senso" q vc diz: Sim, o q pra vc pode ser obvio pro outros eh genial. Bom senso eh conhecimento adquirido.

E parece q os poucos nao-designers com bom senso ja estao no Google (pelo menos a minha volta eu nao to vendo nenhum... ah sim, meu chefe!). Ainda bem q ele tem bom senso senao nao me contratava ;)
 

At 1:50 PM, abril 07, 2009, Blogger Rodrigo Rego said...

OK, concordo que o Google evidentemente tem design, ainda que não tenha designers.

Mas será que o design do Google não é melhor justamente por não ter designers?

Acho que a imensa maioria do design gráfico produzido no mundo sofre com o ego do designer. Não que queiramos todos virar o Philip Starck, mas muitas vezes você faz as coisas não porque seja melhor para o projeto, mas porque obedece as convenções que permitem que você seja reconhecido como um bom designer.

Ah, vocês acham que não se enquadram nesse perfil? Então me diz uma coisa: porque que a Comic Sans é assim tão tenebrosa se 90% da população mundial se amarra nela?
 

At 1:57 PM, abril 07, 2009, Blogger Mauro said...

e o Kuill? Quando eu vi pela primeira vez achei o design super legal, deve ter uma porrada de designer trabalhando lá. Nunca usei pra nada, nem sei se ainda existe.
 

At 2:05 PM, abril 07, 2009, Blogger Mauro said...

Caramba, e ele foi trabalhar no Twitter. O design realmente caiu no meu conceito agora.
 

At 2:46 PM, abril 07, 2009, Blogger Rodrigo Rego said...

E o detalhe irônico: o Twitter vai ser comprado pelo Google! Acho que no final, todos vão trabalhar para o Google, por mais que fujam.

O Cuil é muito legal, mas realmente, nunca mais usei. Será que emplacou?
 

At 6:28 AM, abril 08, 2009, Anonymous Luyza said...

ok. Designers nao somente sao dispensaveis como prejudiciais a saude do qq negocio.

Mas isso se aplica a grafico e nao a interativo. Exite realmente algum designer grafico q quando desenha uma pagina de web eh capaz de desligar o sensor navegacao/interacao?

Sempre tem um arquiteto q da os wireframes prontinhos e perfeitos pra ele so precisar pintar quadradinhos? Acho q isso so no mundo ideal... e ate no mundo ideal esses designers ficariam entediados.
 

At 10:05 AM, abril 08, 2009, Blogger Rodrigo Rego said...

Ok, ok, admito que exagerei. =)

Mas o que acho, já de um bom tempo pra cá, é que o mundo sofre de uma overdose de design, o que acaba por banalizá-lo.

Hoje, para que o design gráfico faça mesmo diferença no negócio de uma empresa, é preciso que ele seja excepcional. E pra existir um excepcional, tem que haver mil medianos.

Então acaba que 99% das vezes, nosso trabalho é gerar um pano de fundo de poluição visual para que os trabalhos excepcionais possam brilhar - ih, já comecei a exagerar de novo.
 

At 10:26 AM, abril 08, 2009, Anonymous Luyza said...

deve ser por causa dessa overdose q os layout mininal/super clean/html puro estao in, como o novo Delicious. Vade retro Flashatanas.

Ou isso eh um fenonemo germanico/europeu? Capaz. EUA ja esta 3 passos a frente e BR 1 atras?

E a graca esta em exagerar ;)
 

At 1:10 AM, abril 10, 2009, Anonymous alexandre van de sande said...

o mundo sofre uma overdose é de designers
 

At 9:34 AM, abril 10, 2009, Blogger Rodrigo Rego said...

Perfeito.
 

Postar um comentário

Profile

Rodrigo Rego

Sou designer, fascinado por bandeiras, jogos de tabuleiro, países distantes, e uma miscelânea de assuntos destilados quase semanalmente neste espaço.

Visite meu site, batizado em votação feita aqui mesmo, Hungry Mind.

rodrego(arroba)gmail.com
+55 21 91102610
Rio de Janeiro

Melhores Posts
Posts Recentes

Powered by Blogger

Creative Commons License