quarta-feira, abril 11, 2007

As dez bandeiras mais bonitas do mundo

Eu já tinha feito uma lista de bandeiras mais bonitas há algum tempo, nos comentários desse post. Mas ao longo do ano passado, fui aumentando meu repertório e burilando meus critérios de avaliação, por isso decidi publicar um novo top ten. Este é menos conservador, e não se limita a bandeiras nacionais, e nem mesmo a bandeiras oficiais. Vamos a ele:

10 – Filipinas

Algumas outras bandeiras poderiam ocupar essa décima posição, como a da Gâmbia, da Estônia ou da Noruega, mas preferi ficar com a bandeira filipina, que tem um desenho um pouco mais original, e um símbolo bonito no centro do chevron.

9 – Saba

Como a bandeira do Brasil poderia ser bem melhor se tivesse escolhido cores, proporções e um símbolo mais bonito no centro. Saba é uma das Antilhas Holandesas.

8 – Suriname

Pra mostrar que bandeiras podem ser elegantes sem deixar de ser tropicais.

7 – Alemanha

A bandeira mais bonita entre os países independentes. Desenho basicão, mas uma escolha de cores magnífica.

6 – Berna

Adoro essas bandeiras medievais em que o animal representado fica todo torto pra poder caber direitinho na moldura. Nessa o urso ainda tem um bom motivo pra estar lá, afinal Berna vem de urso, em alemão.

5 – Friesland

Vamos agora para as bandeiras mais ousadas. Essa, de uma província holandesa, seria tosca se não fosse brilhante.

4 – Overijssel

Mais uma província holandesa. A Holanda pelo visto tem enorme expertise na arte da vexilografia. A bandeira descontrói o design horizontal clássico para representar o rio que corre pela região.

3 – proposta de bandeira para a Nova Zelândia

Os neozelandeses não agüentam mais sua bandeira colonialista. A proposta da associação Nzflag, além de excepcionalmente concisa, tem a mais ousada combinação de cores que eu já vi. O símbolo no centro é uma bela representação do maior símbolo do país, que é a… samambaia (???).

2 – proposta de bandeira para a Austrália

Os australianos também não agüentam mais sua bandeira, e também tem sua associação para defender a mudança. Fizeram milhares de tentativas, das quais se sobressai esta, com as cores aborígenes e inglesas e um canguru estilizado fora de série.

1 – Palau

Com um mísero círculo representa de uma só vez o clima, a vista e o mapa dessa ilhazinha no Pacífico. Nem eles sabem que são tão geniais.

12 Comments:

At 12:16 AM, abril 12, 2007, Blogger Alexandre Van de Sande said...

ah então o triangulo da bandeira clássica triangular se chama chevron? aprendi algo novo. a linha do meio das bandeiras tricolores também tem um nome chique?
 

At 7:04 AM, abril 12, 2007, Blogger Unknown said...

os alunos deveriam aprender e brincar disso no primeiro ano, nao? Ainda e o Washington q da essa materia? Sugere pra ele! Mais um post otimo.
 

At 7:41 PM, abril 12, 2007, Anonymous Anônimo said...

a bandeira de berna é horrorosa, e a da nova zelândia é sem graça, mas eu to encantada com a de friesland...
 

At 12:00 AM, abril 13, 2007, Blogger Mauro said...

Eu jurava que quando a Austrália resolvesse criar uma bandeira diferente ela seria verde e amarela. Eles vivem roubando as nossas cores nas olimpíadas. E os nossos atletas é que têm que vestir azul...

Ah, concordo com a paula, exceto quanto à de Friesland, muito gay.
 

At 12:02 AM, abril 13, 2007, Blogger Mauro said...

Ah, e os holandeses manjam de bandeira mesmo. A de Amsterdam nem entrou na lista.
 

At 11:11 PM, abril 13, 2007, Blogger Rodrigo Rego said...

Acho que gostar da bandeira de Berna é mais um requinte de apreciador, como os cinéfilos que bibram vendo filmes construtivistas russos da década de vinte, então não os culpo por a acharem feia. Mas a da Nova Zelândia é linda, tem que gostar!

Luyza, volta e meia penso na mesma coisa, que fazer bandeiras é um exercício de estética e abstração semântica muito eficaz. Tem tudo a ver com os exercícios de primeiro ano de uma faculdade de design. E a aula, então, seria o bicho! Inventar países fictícios para os alunos representarem em bandeiras, mandar a galera costurar uma bandeira de meio metro em nylon como trabalho final, nego ia vibrar!

E a linha do meio das bandeiras tricolores, assim como as dos lados, tem um nome chique herdado da heráldica, mas não lembro mais qual...
 

At 11:59 PM, abril 13, 2007, Anonymous Anônimo said...

sabia que a minha família é de lá?
bünting tee aus ostfriesland
mas a bandeira é meio gay sim. e prefiro a da austrália.
porque a samambaia é símbolo da nova zelândia?
 

At 12:02 AM, abril 14, 2007, Blogger Rodrigo Rego said...

Sei lá! procura aqui: www.nzflag.com

E Friesland fica na Holanda, Ostfriesland não deve ser o mesmo lugar...
 

At 6:35 PM, abril 14, 2007, Blogger Mauro said...

Ostfriesland ficar do lado leste da fronteira NL/DE e Friesland no oeste? A bandeira de Ostfriesland é tão gay quanto a de friesland?
 

At 3:31 PM, abril 19, 2007, Blogger Guilherme said...

Cabia um lugarzinho pra bandeira da Líbia...
 

At 12:37 PM, junho 07, 2010, Anonymous Anônimo said...

Eu ainda acho que a bandeira mais bonita do mundo é a bandeira do Brasil, unica em seu estilo, cópia até o momento inimitavel.
Linda na misturas de Cores e linda no designe e estilo.
Éla é unica.
Se fosse feito um fórum mundial para descotir qual seria a mais bonita do mundo, com certesa a do brasil estaria entre as favoriatas entre mais de cinco mil esistentes no mundo.
 

At 4:48 PM, março 12, 2011, Anonymous Anônimo said...

Belíssima mesmo a bandeira de Palau.
Da pra imaginar um sol em um lindo ceu anil de uma ilha paradisiaca...
 

Postar um comentário

Profile

Rodrigo Rego

Sou designer, fascinado por bandeiras, jogos de tabuleiro, países distantes, e uma miscelânea de assuntos destilados quase semanalmente neste espaço.

Visite meu site, batizado em votação feita aqui mesmo, Hungry Mind.

rodrego(arroba)gmail.com
+55 21 91102610
Rio de Janeiro

Melhores Posts
Posts Recentes

Powered by Blogger

Creative Commons License