sexta-feira, maio 20, 2005

A Krakovia

Eu já falei que fui no fim de semana passado pra Krakóvia? Pois é, o melhor da viagem foi contar depois. As pessoas te olham com a boca torta, as sobrancelhas em descompasso e falam "o que esse cara foi fazer lá?".

Coisa pra fazer tem, até porque a Krakóvia, ao contrário do que vocês pensam, não é uma nação perdida no meio da Ásia permanentemente em guerra separatista com a Rússia, e sim uma cidade na Polônia. Não conheço muito sobre ela, não dá pra vomitar cultura como fiz no post da Tchecossováquia, mas de uma coisa eu sei: o papa nasceu na Krakóvia. Não esse cara que entrou agora, e sim o papa de verdade, o que morreu, e até por isso o cortejo do caixão fez ponto final lá, um pouco antes de eu chegar.

Conta-se que foi uma algazarra na Krakóvia, todo mundo queria ver o papa, tocar no papa, beijar o papa. Quando o caixão passou no meio da multidão os krakovianos rapidamente se organizaram para prestar uma homenagem fúnebre típica do país, que vocês devem conhecer: o corredor polonês. Meia hora ali e o papa virou farinha, todo mundo cerimoniosamente baixando o sarrafo nele.

A comunidade eclesiástica ficou escandalizada, e o cara que ficou no lugar do papa autorizou em represália uma cruzada punitiva para dizimar a Polônia e recapturar o pó que sobrou do papa morto para vender como relíquia. A sorte é que ninguém mais leva a igreja a sério, isso não vai dar em terceira guerra mundial nem nada, mas os poloneses devem se preparar, porque já está se formando um enorme exército invasor de velhinhas devotas.

Ah, vocês querem que eu pare de falar besteira?

Tá bom, dessa vez dou uma colher de chá, mas só porque não sei ainda quando vou ter tempo de postar as fotos no multiply (quando tiver eu aviso). Krakóvia é uma cidade medieval, por muito tempo foi até capital da Polônia. A parte antiga é muito semelhante à Praga, está tudo lá: o castelo no morro, o rio, a praça central, a catedral... Extremamente bem conservada, chega a ter um parque em forma de anel que isola essa área do restante moderno. Adorei o lugar. Também, como não gostar de uma cidade com torneios de esgrima disputados na muralha de guarda, um salão de baile a cem metros debaixo da terra e missas rotineiras com órgão e canto gregoriano?

Ainda não conheço a parte ocidental da Europa, mas cada vez mais desconfio que o meu negócio mesmo é leste europeu. Mole mole eu podia ter nascido por ali.

14 Comments:

At 9:56 AM, maio 22, 2005, Anonymous Anônimo said...

Uau! nem acredito que estou sendo a primeira a comentar em algum post seu... normalmente quando vou ver já tem varios...
Acho que vou roubar a sua ideia de falar um bando de besteira e usar no meu blog
Papai ta desesperado pq acha que quando a gente for praí nao vai ter mais lugar pra visitar com vc... e pior que é verdade... confessa vc viaja mais que estuda...
Vc viajou sozinho pra Krakovia? Não posso comentar sobre esse assunto pq nao faço ideia de como é o lugar...
Ontem eu e mamae fomos na festa da Camila... tava linda... teve um telão que um bando de gente falou e a unica pessoa que eu nao consegui entender foi vc... mas o seu pai falou que vc começava mais ou menos assim: "Camila, quando vc estiver vendo isso provavelmente ja estarei morto..." o resto eu nao sei...
Ve se responde o meu email... saudades
Le
 

At 11:50 AM, maio 22, 2005, Blogger Rodrigo Rego said...

Le, nao fui sozinho pra Krakovia nao, fui com o Ricardo, e nao se preocupe que ainda tem muito lugar pra gente ir quando vc vier.
Ainda bem que nao deu pra entender o que eu falei no telao, era um monte de besteira em cima de besteira. Vc sabe que nisso eu sou especialista.

Camila, nao tenho seu email, me passa aí que eu quero escrever pra vc há um tempao e sempre esqueco que nao tenho seu email. Espero que a festa tenha sido muito legal e que assim como a Leticia, vc nao tenha entendido o que eu falei.

Momento Melê: minhas irmazinhas, adoro vcs duas, tenho muitas saudades! Se cuidem e sempre escovem os dentes.
 

At 1:24 PM, maio 22, 2005, Anonymous Anônimo said...

OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOHHHHHHHNNN
(Pronunciado com lagrimas nos olhos fazendo aquele som de quando a gente acha algo muito fofo, nao confundir com o 'OHHHH' de surpresa)
 

At 5:46 PM, maio 23, 2005, Blogger Mauro said...

Po acho aue clicando no no,e do comentador mascarado da pra descobrir algo sobre a identidade secreta dele, eu nao entendi muito bem. Tb tenho muita vontade de conhecer o leste europeu, mas acho que quando a gente nao fala a lingua acaba so conhecendo superficialmente. Na holanda eu me senti meio assim.
 

At 5:48 PM, maio 23, 2005, Blogger Mauro said...

Ah esqueci de falar, quem prestou atencao no comeco do filme a lista de schindler sabe que Cracovia fica na Holanda. Ei krakovia com k e com acento nao da.
 

At 6:51 AM, maio 24, 2005, Blogger Rodrigo Rego said...

Krakovia se escreve com K em polonês, na verdade eu vi por lá escrito Krakow e Krakovia, provavelmente um é o certo e o outro é uma declinação, e deve ter vários acentos esquisitos que eu nem tenho como digitar aqui.

Não vi A Lista de Schindler, mas te garanto que a Krakovia não fica na Holanda. Um dos tours da cidade é "conheça os lugares da Lista de Schindler".

Clica ali no "comentador mascarado" e vê onde você vai parar... =)

E afinal, ainda não sei se você vem pra Berlim ou não.
 

At 10:32 AM, maio 27, 2005, Blogger Mauro said...

Opa, falei merda mesmo! Mea culpa. Eu quis dizer que cracovia é na polonia, foi o meu miquinho que tava meio bêbado ^_^ .
Esse negócio de descobrir a identidade do comentador tá parecendo aquele site de enigmas do Douglas.
 

At 10:34 AM, maio 27, 2005, Blogger Mauro said...

Cara, eu acho que realmente Berlin nao vai dar. Acho que vc vai ficar mesmo livre da minha influência malígna por uns tempos. Mas eu ainda pretendo ir pra Bélgica e talvez o oeste da Alemanha. Vê se vc nao viaja pra esses lados que fica mais curto. Em duas semanas eu vou pra Espanha.
 

At 2:20 PM, maio 29, 2005, Anonymous Anônimo said...

Digão querido, recebi bem a tempo seu cartão, muito legal o lugar, muito bonito. Foi uma surpresa e tanto receber o cartão! Falando em viagem, eu vou pra Itália em Julho =D Summer do CISV, num sei se já te contei. Do seu vídeo na festa, realmente nao deu pra entender nada, alguns amigos meus até perguntaram se vc tava falando alemão [mesmo os que falam alemão!]
Ah, se vc quiser ver algumas fotos da festa, tem no site http://www.powerstation.com.br ae tem uma introduçaozinha animada que dá pra pular, depois clica em Fotoloucos [na esquerda da tela], clica em "veja aqui as fotos do seu evento" e depois desce toda a vida, até aparecer "Festa de Quinze Anos Da Camila, Dia 21 de Maio, na Casa de Festas Vista Maravilhosa" acho que é isso, mas até agora nao foi ao ar =//
Já lançou Star Wars aí? aqui foi mó viagem, teve um grupo de amigos meu que foi até fantasiado daqueles bichos! sei lá, tamanha baboseira me faz lembrar de você.
Aliás,papai pergunta se vc já recebeu as passagens de avião.
e meu email: camila_buenting@hotmail.com
Beijos Digão, saudades mil =D
 

At 7:19 AM, maio 31, 2005, Anonymous Anônimo said...

Ei, se a sua irma é filha do seu pai e você assina Rodrigo Rego e ela assina Camila Buenting...Tem alguém escondendo o Rego ai.

E ja ta na hora de vc descobrir quem eu sou!
 

At 10:12 AM, maio 31, 2005, Blogger Rodrigo Rego said...

Ela assina Camila Buenting porque estuda numa escola alemã, fica mais chique.

E quem é você, afinal? Vamos fazer algumas hipóteses:

- não sou eu
- não é ninguém da minha família
- não é nenhuma menina

Tinha certeza de que era o Alexandre, pra mim o único com o perfil certo. O humor é mais ou menos parecido, e só ele pra ter saco de ficar catando site na internet pra colocar como link do próprio nome. Mas falei com ele outro dia e ele me garantiu que não era. Acredito? Não acredito? Resolvi acreditar para dar margem a alternativas. Vamos a elas:

Suspeito 1: Santiago. Mas acho que não, porque tem um post dele ali atrás dizendo que ele tinha perdido a senha e tinha ficado esse tempo sem postar no blog. Além disso, ele só escreve com minúscula e não ia ter saco de ficar atrás de site na internet para linkar.

Suspeito 2: Mauro. Não. Talvez quando estava no Canadá, mas agora, decididamente, ele tem coisa melhor pra fazer. Se for ele, sugiro que vá aproveitar a viagem em vez de ficar entrando aqui de boiolagem.

Suspeito 3: Douglas. Que nunca nem escreveu aqui (segundo ele, porque tem um firewall na faculdade que o impede), mas afinal, tudo começou por causa de um post sobre ele. É o único com MOTIVO. Mas acho que o tipo de humor não é muito a cara dele.

Outros suspeitos: pessoas que já escreveram aqui esparsamente, como Diogão, Baère e Bobby. De todos, o único com a menor possibilidade de ser o comentador é o Bobby. Mas duvido.

Mais suspeitos: gente que nunca se deu ao trabalho de escrever aqui. De todos, acho que o mais provável seria o Cassio. Talvez, e só muito talvez, o Bifa ou o Abutre. Leandro? Não. Lauro? Jamais.

Último chute: o Ricardo. Suspeito perfeito. Seria um final quase Agatha Christie, na minha cara e eu não percebia. Comecei a achar que fosse ele de uns dias pra cá, mas o fato de o último comentário do comentador ter sido feito entre a última vez que chequei esse blog (ontem às nove da noite aqui) e agora (três da tarde aqui), praticamente o exclui. Só disse praticamente porque apesar de só serem três da tarde, existe uma remota possibildade de ele já ter acordado e dado um pulo num cybercafe hoje. Mas muito remota.

Ou seja, comentador, você conseguiu, me envolveu num mistério sem saída, está cometendo seus crimes sem dar brecha. Provavelmente seu nome já foi mencionado em algum lugar ali em cima, mas quem sabe é alguém sobre quem a suspeita não passe nem perto? Eu não tenho a menor idéia.
 

At 8:32 PM, setembro 07, 2005, Anonymous Anônimo said...

oi rodrigo!

qt tempo! primeiro post q eu leio
seu e logo me deparo com um mistério.

pela minha experiência de jogar
lobisomem com vc, imagino q esse
mistério deva estar te deixando
maluco! hahaha... se bem q isso é
tão velho q vc já deve ter descoberto a identidade do tal.

se não, aposto no ricardo. :o)

enfim, legal poder ler seus divertidos textos por aqui.


bj, renata
 

At 11:26 PM, fevereiro 10, 2006, Anonymous Anônimo said...

Pô cara, por que não trouxe parte das cinzas do Papa? Pode imaginar quanto vc não iria faturar vendendo essas relíquias...
 

At 11:31 PM, fevereiro 10, 2006, Anonymous Anônimo said...

Quanto ao seu comentador anônimo, acho que, ao contrário de vc, é uma mulher. Ela disse:"Uau! nem acredito que estou sendo a primeira a comentar em algum post seu...". Então, primeira, deixa a entender que é mulher, do contrário, é uma bichona - sua fã. Que tal?
 

Postar um comentário

Profile

Rodrigo Rego

Sou designer, fascinado por bandeiras, jogos de tabuleiro, países distantes, e uma miscelânea de assuntos destilados quase semanalmente neste espaço.

Visite meu site, batizado em votação feita aqui mesmo, Hungry Mind.

rodrego(arroba)gmail.com
+55 21 91102610
Rio de Janeiro

Melhores Posts
Posts Recentes

Powered by Blogger

Creative Commons License