sábado, julho 08, 2006

A abrangencia da conspiraçao

Agora que é da sabedoria de todos a grande armação que sangrou as entranhas dessa copa, conspirando para que o título ficasse com uma equipe européia, nos resta depurar o estrago e achar os culpados. A turba raivosa quer cabeças para cortar, e não são poucas as que tiveram que se envolver no complô para assegurar seu êxito.

Comecemos pela Itália, que com um time medíocre está nas barbas de ganhar a copa, e em breve ganhará, mesmo que pra isso precise das traves da Skol, ou do juiz entrando de carrinho no Henry na hora do arremate final, delito até menos grave que o pênalti concedido aos italianos no último minuto do jogo contra a Austrália. Um só lance basta para flagrar o recrutamento dos árbitros e bandeirinhas em prol da causa européia, todos eles artífices da construção deste resultado odioso. E a vitória da Itália é só um capricho de uma maquiavélica estratégia que consagra a seleção mais européia, a única que não possui jogadores naturalizados ou filhos de imigrantes.

Mas levar a seleção italiana à vitória em cima de equipes tão fracas como Austrália, Ucrânia, Alemanha e França foi só a parte fácil da empreitada. Difícil mesmo foi parar os dois esquadrões sulamericanos, Brasil e Argentina, em suas demolidoras carreiras rumo ao confronto na final da competição. O jogo dos argentinos com a Alemanha provou que não só os árbitros, mas também alguns jogadores de ambos os times foram cooptados a fabricar o resultado. Fala-se muito do papel que o goleiro Lehmann tirava de dentro do calção para saber onde os cobradores bateriam seus pênaltis, como se as indicações do papel fossem fruto da observação e estatística dos olheiros alemães, e não da combinação prévia com os adversários. Comenta-se com pesar a substituição feita pelo técnico José Pekerman no meio do segundo tempo, tirando o atacante Riquelme para a entrada do marcador Cambiasso, que depois perdeu um pênalti, como se a troca fosse fruto de excessivo zelo defensivista, e não uma punição a um habilidoso meio-campo que se recusava a entregar a pátria argentina de bandeja. Todos, todos envolvidos.

A derrota do Brasil para a patética seleção francesa, com seus jogadores em idade de ganhar caixas de remédio no aniversário, é outro exemplo de envolvimento de todos os presentes em campo. A diferença ficou no patriotismo dos brasileiros, que não se entregaram sem antes denunciar veladamente o esquema. O acesso de vaidade do Roberto Carlos com sua meia durante o gol francês não foi falha, e sim uma caricatura intencional da postura que os jogadores estavam sendo obrigados a tomar durante o mundial para que seus parentes não fossem assassinados no cativeiro em que eram mantidos pelo batalhão de choque da Fifa. Por diversas vezes um dos nossos craques se expunha ao ridículo para mostrar que a incompetência com que se conduzia as partidas foi coagida, a começar pelo comparecimento do Ronaldo ao início dos treinos com 47% de percentual de gordura, passando pela pisada na bola que levou o Ronaldinho a cair de nariz no chão e culminando com a estupidez atroz das escalações do Parreira, insistindo com o caquético Cafu e relegando o Robinho a extra de DVD. Todos denunciaram corajosamente o esquema da forma que podiam, apesar de toda noite receberem telefonemas sinistros de vozes roucas que ameaçavam cortar mais um dedo do pé de seus filhos recém-nascidos.

2 Comments:

At 12:00 PM, julho 15, 2006, Blogger Mauro said...

Pã papÂAAAAAAAa Brasil zil zilllll
Pã papÂAAAAAAAa
Pã papÂAAAAAAAa
Pã papÂAAAAAAAa

Primeirãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao!!!
 

At 12:01 PM, julho 15, 2006, Blogger Mauro said...

É, essa é a única explicação possível. Argentina cooptada, tava na cara. E acharam que a gente ia acreditar...
 

Postar um comentário

Profile

Rodrigo Rego

Sou designer, fascinado por bandeiras, jogos de tabuleiro, países distantes, e uma miscelânea de assuntos destilados quase semanalmente neste espaço.

Visite meu site, batizado em votação feita aqui mesmo, Hungry Mind.

rodrego(arroba)gmail.com
+55 21 91102610
Rio de Janeiro

Melhores Posts
Posts Recentes

Powered by Blogger

Creative Commons License