quarta-feira, junho 08, 2005

Minha nova amiga

Já devo ter dito que em Berlim não se anda de ônibus. O negócio deles é U-Bahn, o metrô daqui. A malha é tão abrangente que dá pra chegar em qualquer ponto da cidade por baixo da terra. Mas toda essa eficiência no transporte tem seus reveses: depois de três meses e meio de Alemanha, ainda não conheço bem a cidade. Conheço algumas clareiras de cidade, isoladas no espaço-tempo pelo breu do underground. Tem a clareira da Yorckstraße, onde eu moro, a clareira da Potsdamer Platz, onde fica o cinema, a de Ebenswalder Straße até Oranienburger Straße, onde estão os "barzinhos da moda", a Zoologischer Garten, onde fica o pois é, adivinhou, e tambem a estação de trem principal... E só mais umas cinco ou seis, o resto pra mim é mapa de metrô, com aquelas linhas coloridas e as bolotas brancas.

Mas isso começou a mudar domingo. Fiquei no compro não compro não compro compro, COMPREI a minha nova amiga, e agora não tem mais essa de U-Bahn, vai ser de bicicleta pra onde der. Porque aqui é tudo meio afastado, e sempre que tenho que ir nos correios, ou no banco, ou pra qualquer lugar, até na padaria, são pelo menos uns quinze minutos a pé ou então ficar andando migalha de metrô, que não compensa. Por isso que todo mundo anda de bicicleta em Berlim.

Ela foi baratinha, comprei de um cara que monta bicicletas pra complementar a renda. O quadro dela ele achou, pasme, no lixo, e o resto foi chegando e encaixando. Quarenta e cinco euros. Freios pouco confiáveis. Mas azar, "à minha bicicleta sou fiel, ao contrário da minha mulher", como canta um grupo alemão.

Agora é só começar a conectar clareiras. A primeira missão eu completei hoje: duas horas pedalando entre minha casa e a faculdade em Potsdam, só o dobro do tempo do que eu levaria de trem e bonde. Sucesso? Bom, sucesso na medida em que cheguei inteiro, e que vi uma cidade nova, amanhecendo bonita, que da janela do S-Bahn passa de coadjuvante. É verdade, encharquei minhas fontes da aula de tipografia com esse suor melado, e empesteei a aula de vídeo com aquela catinga de educação física, mas nada que incomode essa galera que não depila o sovaco e assoa o nariz feito apito de trem no meio da conversa. E a repercussão com as meninas acabou ficando mais pra "comeu cocô?" do que pra "meu herói!", mas nada que tenha arruinado minha reputação. Vou fazer mais vezes.

12 Comments:

At 10:28 AM, junho 08, 2005, Anonymous Anônimo said...

Pô, mandou benzão. A Thamya tbém voava por Berlin com a veloz dela. Agora... aproveita o sol, pq eu quero ver vc fazer isso qdo estiver tudo coberto de gelo... lindos tombos! hahaha

E os alemães assoando o nariz em qquer momento, em qquer lugar, em qquer ocasião... não me acostumei nunca... até o final levava sustos...
 

At 11:26 PM, junho 08, 2005, Anonymous Anônimo said...

E a velha história de "comeu cocô"... a nossa turma é mesmo muito especial hahahahahahahahaha... ^_^
Pedala Rodrigo!!!!! Saudades!
beijos!!!
 

At 4:35 PM, junho 10, 2005, Anonymous Anônimo said...

Não vou fazer propostas idiotas dessa vez. Serei honesto: O meu comentário é só pra comentar e dizer "oi, eu leio este blog".
Enfim, aproveite sua magrela e as ruas de Berlim. E traga-nos notícias do clima da copa por aí.
 

At 5:50 AM, junho 12, 2005, Blogger Rodrigo Rego said...

oi gente!

mae, pelo que me falaram precisa de cadeado sim, todo mundo coloca. Até ontem eu nao tinha, e quando deixava a bicicleta na faculdade, escondia num porao pra ninguém achar, mas agora já comprei um. E o pessoal respeita ciclista sim, até porque todo mundo tb é ciclista. Aliás, na minha condicao de pedestre eu até tenho medo dos ciclistas, porque nem sempre percebo que estou andando na ciclovia e eles passam quase atropelando. E ciclovia tem bem mais do que no Rio, mas nao em todo lugar. Muitas vezes tem que andar na rua mesmo, mas o transito está longe de ser caotico...

E Baerao, talvez seja melhor voltar as sugestoes idiotas. A secura de um comentario que diz "continuo lendo o blog, porra" é como uma porrada com taco de baseball. =) Todos os ingressos pra copa já acabaram, e apesar disso ninguém fala de copa aqui. A copa das confederacoes comeca daqui a pouco e nao ouvi ninguém falando, mas acho que vai rolar de ver os jogos num bar qualquer
 

At 8:59 AM, junho 13, 2005, Anonymous Anônimo said...

EIEIEIEIEIEIEI
Que historia é essa de copa? Vc nao vai voltar pra ver a copa no Brasil nao? Por quanto tempo vc vai ficar longe? Eu ja ro vendo que vou pra alemanha daqui a uma semana mais ou menos, mas nao acho que vai dar pra me despencar até berlin. Mas se vc for ficar até o final da copa eu vou mudar de ideia.
Mauro
 

At 10:48 AM, junho 13, 2005, Blogger Rodrigo Rego said...

é melhor nem se despencar até berlim nao cara, do dia 21 ao dia 28 eu pra variar viajo.

quanto a copa, nao vou ficar nao, o que eu vou ver aqui (pela TV, nao tem jogo em Berlim) é a copa das confederacoes, que começa essa semana

se quiser aparecer em Berlim, chega em inicio de julho.
 

At 1:43 AM, junho 17, 2005, Anonymous Anônimo said...

Fala rego, eh o santiago. fikei um tempo sem entrar, mas hj entrei e li os ultimos posts, po, bicicleta agora da, mas e no inverno com neve, da pra andar de bicicleta?ja aprendeu a quebrar um ovo direito? se nao aprender eu vou fazer um video ensinando pra vc de aniversario, mas preciso dfe um mail seu q receba arquivos grandes pra mandar, e parabens adiantado pq eh capaz de eu esquecer ate la, afinal, os poucos momentos de lazer q eu tenh otido, fico bebado ja q nao temos mais programaçao cultural sem vc aki, alias, nao temos mais nenhum tipo de programaçao. dois comentarios, primeiro, nao seria o comentador mascarado o infame Rock in Dino? ele esta aki em casa, mas por causa da faculdade fico impedido de vigiar ele em tempo integral.... e segundo, n manda suas irmas escovarem os dentes nao, deixa cariar e dps manda pra mim, daki a pouco vou estar precisando de pacientes um abraço, boa sorte, e so uma curiosidade, vc volta so em março neh?

ps: porra rego, cheio de mulher postando no seu blog e vc nucna apresentou nenhuma? vergonhoso isso...
 

At 12:36 PM, junho 17, 2005, Blogger Rodrigo Rego said...

fala, santiago!

já te falei que na minha ausencia o agitador tem que ser vc, te preparei pra herdar o meu legado por muito tempo... mas se eu te conheco vc fica mais feliz bebado, entao faz o que achar melhor.

Quanto ao ovo, manda pro meu gmail, estou muito interessado em saber a tecnica. É o mesmo que o do ig, mas em vez de ig, bota gmail.com. Já descobri quem é o comentador, mas tb nao vou entregar de bandeja, se eu descobri vcs tb sao capazes, é só investigar as pistas que ele deixou no caminho.

Volto entre fim de fevereiro e inicio de marco. Espero que inicio de marco. E o teu blog, morreu?

E mae, nao tou assim tao carente a ponto de dar uma de bambam que pegou um pedaco de vassoura com balde e chamou de nao sei o que. A bicicleta é minha amiga, mas é só um objeto!
 

At 12:14 AM, junho 20, 2005, Anonymous Anônimo said...

Digo!!!
Estou aqui te prestigiando tb! Legal ler suas novidades.
Hj fui na festa junina do CSA e vi sua irmã brigando de cotonete com uma amiga. Mas nem deu p/ falar com ela, pq tava com a minha Leticia ne fila de outro brinquedo...

Bjinhos! Divirta-se! E FELIZ ANIVERSÁRIO atrasado...!
 

At 9:50 AM, junho 20, 2005, Blogger Mauro said...

Ih, era aniversário é?
Parabéns, incrível como é próximo do meu! Rola uma comemoração no Gross Ben?
 

At 10:01 AM, junho 20, 2005, Blogger Rodrigo Rego said...

valeu pela lembrança, galera, inclusive de quem não lembrou. Repararam no número de comments? É, novo recorde!
 

At 11:52 PM, fevereiro 10, 2006, Anonymous Anônimo said...

Conforme a intimidade, o tempo, os trampos vividos juntos, ela vai merecer um nome, não vai? !
 

Postar um comentário

Profile

Rodrigo Rego

Sou designer, fascinado por bandeiras, jogos de tabuleiro, países distantes, e uma miscelânea de assuntos destilados quase semanalmente neste espaço.

Visite meu site, batizado em votação feita aqui mesmo, Hungry Mind.

rodrego(arroba)gmail.com
+55 21 91102610
Rio de Janeiro

Melhores Posts
Posts Recentes

Powered by Blogger

Creative Commons License