quarta-feira, julho 20, 2005

Animacoes Americanas

Terca-feira é "Dia de Cinema" no único deles que nao passa filme dublado em Berlim. Uma segunda leitura dessa frase revela que nesse dia a entrada é mais barata, o que leva à inevitável conclusao que só mesmo terca pra eu ir ao cinema por essas bandas.

Nao é que eu nao gostei de Madagascar. Achei engracado paca, bem feito e tal. Mas a impressao que dá é que é uma parede a mais no bunker em que as animacoes americanas estao se confinando. Ou nao deu pra notar que sao todos, melhores (Incríveis) ou piores (Robôs) contrangedoramente iguais? Em dois aspectos:

- Se passam sempre num universo paralelo ao nosso, e de fronteiras estreitas: brinquedos (Toy Story), pré-história (Era do Gelo), monstros (S.A.) insetos (Vida de), conto de fadas (Shrek), etc. E tentam sempre contar uma história definitiva sobre o tema, a ponto de quando, por coincidência, esse universo se repete (Nemo e Espanta-Tubaroes), pairar a aura de plágio (pô, outro filme sobre fundo do mar?)

- Os personagens sao semrpe exageradamente cômicos, só sabem se expressar aos berros, e pulam, rolam, dancam hiphop, destróem o ambiente ao redor, te dizem: "ri! ri, seu desgracado, nem que seja na marra, nem que eu tenha que ir aí esgarcar a tua boca!" Nao resiste à comparacao com os velhos desenhos da Disney, onde o humor estava nos olhares e situacoes. O gato Lúcifer, de Cinderela, cacando ratinhos entre os pratos da mesa posta enquanto dissimula para a dona. Nada que te faca perder o fôlego, mas ganha pela singeleza.

É uma pena se isolar nesse gueto, pois a linguagem da animacao permite muito mais do que histrionismo e acrobacias múltiplas. As duas únicas animacoes off-Broadway a chegarem no Brasil, Chihiro e Bicicletas de Belleville, mostram o quanto esse universo é extenso, com traco e humor completamente diferentes dos americanos, e completamente diferentes entre si.

Indo além: quando é que alguém vai fazer uma animacao de suspense? De acao? De pancadaria? Por que a insistência com a comédia, e de onde diabos vem a idéia de que só crianca gosta de desenho animado?

11 Comments:

At 10:43 AM, julho 20, 2005, Anonymous Lili said...

Rodrigo,
Eu gostei de Madagascar.
Sim, é feito escancaradamente para o riso, é fruto da sociedade estadunidense. Mas é para crianças e, por incrível que pareça, elas não são iguais ao que fomos. A infância mudou muito, está mais agitada com o excesso de informação. Tenho um sobrinho de 7 anos que me confirma bem isso.
E "Bicicletas" e "Chihiro" são desenhos pra adultos, ah se são! As crianças que assistiram "gostaram" mas com um pé atrás.
Agora, que tinha que ter mais desenhos pra adultos... isso tinha mesmo!
Bjo.
 

At 1:31 AM, julho 21, 2005, Anonymous Marcela said...

Por isso que eu falo... as pessoas tem que parar de ter preconceito com animação japonesa... Tem anime de todos os generos que vc citou ai Rodrigo. Lá eles já sacaram há muito tempo que animação não é só coisa de criança...

E só pra constar... eu adorei Madagascar ^_^ hihihihi

beijos!
 

At 6:36 AM, julho 21, 2005, Blogger Rodrigo Rego said...

Como eu disse, tb gostei de Madagascar, só usei de boi de piranha. Mas acho que apesar de serem dirigidas a um público mais infantil, que é o mais avesso à mudanças, as animações em geral podiam ter mais variação nos temas e no enfoque.
 

At 11:06 AM, julho 22, 2005, Blogger Maninha ou Mamae said...

Di,

Leia meu comentario no seu post anterior.
beijos
 

At 2:52 PM, julho 22, 2005, Blogger Alexandre said...

voce nao ve anima mundi fz tempo né...
acabou de passar por aqui, lindas animacoes, pesadas, leves, engracadas, grossas, pornograficas, infantis, 3d de computador, 3d de massinha, 3d no l'apis, na aquarela, na tinta a oleo.

uma mídia mais do flexível... so que para pagar os custos de uma pixar voce tem que contratar uma equipe da qual os acionistas e o público já sabem o que esperar: qualidade máxima e entretenimento saudável, mas sem surpresas fora do jogo.

e para ser sincero acho que no longo prazo, conseguem inovar, ser criativos, manter uma cabeça fresca e manter a qualidade. Os desenhos desse ano podem se parecer entre si, e se assemelhar aos do ano passado. Os incriveis lembra shrek, que lembra toy story, que não é tão diferente de rei leão que tem sua identidade com aladin que sem dúvida é da familia da bela adormecida. Mas os incriveis é certamente uma novidade em relacao a bela adormecida - que bom! nós evoluimos..
 

At 2:54 PM, julho 22, 2005, Blogger Alexandre said...

PS: Wallace and gromit and the vegetable werewolf (ou algo assim) sai em novembro. Da grande aardman de fuga das galinhas, animacao de massinha inglesa que não tem igual
 

At 1:38 PM, julho 24, 2005, Blogger Mauro said...

Po, a animação americana é uma instituição falida. E vc esqueceu de mencionar que todas as novas animações americanas são computação gráfica.
 

At 1:59 PM, julho 25, 2005, Anonymous camila sua irma querida said...

digao
saudaçoes minha da italia
meu tempo no intennet cafe acabou
saudades irmao querido
achei roma lindo!
beijaao
 

At 6:34 PM, julho 25, 2005, Blogger Rodrigo Rego said...

Falida? Só se for moralmente, né? =)

Isso camila, me ajuda na luta pra provar que a Itália vale a pena. Mas fuja de Florenca! beijo!
 

At 4:58 PM, julho 27, 2005, Anonymous Douglas said...

Bom Rego, parece que vc está entendendo pq eu costumo assistir a mais anime q desenho em si. Tem muito que é feito para um público nem um pouco jovem =-p

[]'s
 

At 5:02 PM, fevereiro 12, 2006, Anonymous  said...

Mas Rodrigo, tem muita animação por aí para adulto e com visões bem diferentes da americana. Juro que tenho visto muita coisa boa no ANIMA MUNDI, mas não posso deixar de confessar que adoro essas super-produções americanas.
E viva a Coca-Cola, a D. Ivonne Lara, Mozart,Freud, Thomas Edson e Oswaldo Cruz pois criatividade e beleza estão por toda parte.
 

Postar um comentário

Profile

Rodrigo Rego

Sou designer, fascinado por bandeiras, jogos de tabuleiro, países distantes, e uma miscelânea de assuntos destilados quase semanalmente neste espaço.

Visite meu site, batizado em votação feita aqui mesmo, Hungry Mind.

rodrego(arroba)gmail.com
+55 21 91102610
Rio de Janeiro

Melhores Posts
Posts Recentes

Powered by Blogger

Creative Commons License