segunda-feira, julho 11, 2005

Apelo

Essa exposição de fim de semestre aqui me deixou com a macaca. O que fazer diante de tamanha superioridade? Eu não sei vocês esdianos, mas eu faço um apelo:

Não sentem em cima da bela e antiquada filosofia da nossa faculdade para o próprio conforto. Não usem o minimalismo como desculpa para preguiça ou falta de recursos. Não se apóiem no funcionalismo para justificar a feiúra. Não tachem qualquer adereço de frescura. Enterrem o Goebbel. Não chamem urubu de meu louro. Descubram que fazer ficar bonito é quase sempre muito mais difícil que fazer funcionar ou fazer ficar legível, que isso é só o mínimo essencial.

Aliás, parem de usar Univers pra qualquer texto. Dá nos nervos.

17 Comments:

At 12:26 PM, julho 12, 2005, Blogger Rodrigo Rego said...

Aliás, quase esqueco: quem quiser conferir a exposicao e todas as outras fotos que andei tirando desde maio, clique ali do lado na página principal no link "Haus in Heidelberg".

Nao terminei ainda de atualizar que o multiply tá dando vários paus, entao só tem metade das fotos da exposicao, por exemplo. Mas já dá pra ter uma idéia.
 

At 1:08 PM, julho 12, 2005, Blogger Rodrigo Rego said...

ops, problema resolvido
 

At 2:38 PM, julho 12, 2005, Anonymous Anônimo said...

É... lá em Gmünd tbém rola uma exposição nesse estilo. Mas confesso que não fiquei me sentindo tão embasbacada assim não. É claro, afinal lá é praticamente uma filial da ESDI no que se refere ao design. São alemãesinhos de Ulm alto nível, mas ainda assim alemãesinhos de Ulm.

Agora que estou de fora (da Alemanha, da ESDI...) posso falar que realmente estou querendo cada vez mais ornamentos. E que ter entrado na esdi mais madura (entrei com 21, depois de me formar em comunicação)fez uma grande diferença mesmo. Já entrei sabendo que tinha mais é que colar mesmo na prova do dentinho, pq meia hora de papo com o pedrão ensina muito mais. E que pegar o livro certo na biblioteca é muito melhor que dormir nas aulas do saboya. E entendi tbém que não é pra enterrar o goebbel não. Não é pra seguir cegamente, nem pra rejeitar de cara. É pra filtrar o q ele fala, e aproveitar da melhor maneira o montão de design que ele sabe.

Vou lá ver a fotos no multiply.
bjs pros dois,
aproveitem o verão!
 

At 3:06 PM, julho 12, 2005, Anonymous Anônimo said...

Mas... só um detalhe...

das quatro orientandas do goebbel, só eu não usei Univers! hahaha

e mesmo assim pq meu trabalho não tinha texto. Eram só pictogramas! hahaha

Morte à Univers!!!!
 

At 11:16 PM, julho 12, 2005, Anonymous Anônimo said...

rego, tire uma duvida q atormenta nos, pobres mortais, desconhecedores do universo do design. o q sao univers? primeiro pensei q poderiam ser alguma cisa tipo smileys, mas dps pensei, nao, apesar de fazer faculdade de corte e cole eles n podem ser tao infantis, entao, o q seriam univers?

Santiago
 

At 11:31 PM, julho 13, 2005, Anonymous Anônimo said...

PARTICIPA LOGO DA NOSSA COLAÇÂO!!!!!! hihihihihi, vou botar pressão mesmo Rodrigo! E ainda digo mais, eu garanto (quase que com certeza) que se vc for colar grau com a sua tchurminha do coração vc vai ser o orador!!! E aí? Vocêdecide!!!!!!! hahahahahaha ^_^


ah! é superioridade racial sim... não tem jeito hihihihihihihihi ^_^

beijokas!
 

At 6:29 AM, julho 14, 2005, Blogger Rodrigo Rego said...

talvez um dos motivos seja o fato de serem duas faculdades bem diferentes mesmo, Esdi e FHP. Se eu visse os mesmos trabalhos do saboya e washington talvez nao ficasse tao empolgado. E senti que parem de usar univers e enterrar o goebbel é quase um sinonimo, nao? =)

Aliás, univers, Santiago, é o nome do novo desenho japones, tipo pokemon, que saiu agora em forma de adesivos brilhantes, e que a gente coloca na margem dos nossos trabalhos pra camuflar falhas e falta de interesse visual. Eu acho uma pratica antietica, mas na esdi todo mundo está encantado com as "solucoes magicas" que esse adesivo pode oferecer. O assunto está sendo objeto de varias pesquisas de pósgraduacao.

Marcela, tu é foda mesmo, hein... =)Confesso que me abalou a coisa do orador, outras indecisoes e perguntas no email que mandei pra lista da turma. bjo!
 

At 2:45 PM, julho 15, 2005, Anonymous Anônimo said...

Fala Rego!

Bom, devido ao seu e-mail vi que você estava meio frustrado com as poucas visitas da galera do Rio aqui.

Mas porque tão poucos posts? Embora leia o blog (muito divertido por sinal), acho meio inútil ficar dizendo coisas do nível "Oh! Que legal! É, realmente os japoneses são meio impulsivos! Os alemães são melhores designers!" e coisas do gênero. Então blz, vamos começar a colocar posts aleatórios então. =)

Esse negócio da organização e dos trabalhos melhores eu também vi lá na faculdade. A falta de pró-atividade (vulgo inércia ou cagação de pau) é um dos principais fatores que levam aos trabalhos bundas que eu vejo.

Estava pensando em formas de alterar esse ambiente, e nas minhas pesquisas o nome Viktor Frankl foi levantado. Se conhece uma série de técnicas, algumas não explicadas ainda adequadamente pela ciência, mas q na prática funcionam, para a aceitação de construções semânticas simbólicas pelas pessoas, independente de qq condição, pq apela para o inconsciente na maioria das vezes.

Isso gostaria de aplicar lá na faculdade =)

Já leu algo a respeito?
[]'s
 

At 3:11 PM, julho 15, 2005, Blogger Rodrigo Rego said...

Grande!

Frustracao nao é a palavra, dei foi uma forcada de barra com vcs. Vc fala que acha inutil os comentarios inuteis. Eles sao de fato inuteis, mas servem pra outra coisa. Por exemplo: vc lia o blog? Eu nao sabia. Como haveria de saber? Quando vc acessa nao toca um alarme no meu computador, embora nao duvido que vc conheca uma maneira de fazer isso acontecer. Mais a respeito alguns posts abaixo, onde eu sacaneava o baere.

Quanto aos metodos que vc falou, do jeito que vc diz parece coisa meio astrologica, espirita, sei lá, "a ciencia nao explica" me cheira a picaretagem sempre. Tou errado?

Gostei do termo "cagacao de pau", dificil visualizar a cena, mas legal.
 

At 4:14 PM, julho 15, 2005, Anonymous Anônimo said...

Eu naum leio os blogs, e vc ñ sabe quem eu sou,



se fudeu...
 

At 5:27 PM, julho 15, 2005, Anonymous Anônimo said...

O negócio de "a ciência não explica" é tipo, fazendo sabe-se que acontece. São dados. Só não chegaram ainda num porquê.

É que nem memória. Se uma criança sofre um trauma forte (como um acidente, um abuso) ela fica marcada, sabe-se porque ela ficou marcada, mas não sabemos como a coisa se processa no cérebro, entendeu?

E anonymous... sabemos quem você é, e onde você mora. Portanto... tenha cuidado...
 

At 5:31 AM, julho 16, 2005, Blogger Rodrigo Rego said...

quem é esse cara, nova versao do comentador mascarado? Pelo estilo, tá bem óbvio que é o Cassio.

Douglas, exemplos! Cite um método entao pra gente.
 

At 3:08 PM, julho 16, 2005, Anonymous Anônimo said...

Vamos citar o que acontece no McDonalds, e na formação de gostos das crianças.

O público alvo do McDonalds não é adultos, ou adolescentes, como mostram as propagandas, mas sim crianças de 2 a 3 anos de idade. Porque?

Nessa idade é onde ocorre a formação do gosto. Nessa idade é onde você faz a criancinha querer a "batatinha do Méc". Então, quando maior, fica bem mais fácil manter esse cliente.

Entretanto, ninguém se dá conta disso, embore fique gravado na pessoa que McDonalds é bom.

Sobre esse cara, ainda não li nada dele, por isso que perguntei se vc conhecia algo =).
 

At 5:22 PM, julho 16, 2005, Anonymous Anônimo said...

antes que vc diga algo, é óbvio que tem suas excessões, porque não é 100% de eficiência =p

Mas queria dar uma olhada nesses tais "métodos", de forma a analisar sua validade.

De exemplos só o que eu vejo por aih.

[]'s
 

At 1:54 PM, julho 18, 2005, Anonymous Anônimo said...

Vc não sabe quem eu sou, mas eu sei quem é vc...
hahahaha


Se fudeu...


Bateu na trave e entrou no teu...


Mas o juiz reverteu...
 

At 4:22 PM, julho 18, 2005, Blogger Rodrigo Rego said...

po, se é pra entrar no detetive, tem que ir dando umas pistas. ficar só esnobando nao rola.

Aliás, 16 comments? Novo recorde!
 

At 4:33 PM, fevereiro 12, 2006, Anonymous Anônimo said...

É "meu irmão", posso não entender nada de disgn, e muito menos de faculdade e trabalho de disgn, mas o que eu vi nas fotos deu para impressionar.
Adorei o painel fundo da sala. Lindo!
 

Postar um comentário

Profile

Rodrigo Rego

Sou designer, fascinado por bandeiras, jogos de tabuleiro, países distantes, e uma miscelânea de assuntos destilados quase semanalmente neste espaço.

Visite meu site, batizado em votação feita aqui mesmo, Hungry Mind.

rodrego(arroba)gmail.com
+55 21 91102610
Rio de Janeiro

Melhores Posts
Posts Recentes

Powered by Blogger

Creative Commons License