domingo, julho 17, 2005

Meu maior desejo

Se alguém me perguntasse duas semanas atrás, diria que era entrar pra História, mas mudei de idéia. Entrar pra História, eu pensava, porque é a única forma de alcancar a imortalidade, uma vez que com certeza na minha velhice ainda vai ter muito moralista impedindo os avancos da Genética que realmente interessam. Mas mudei de idéia.

Se tivesse que pedir alguma coisa pro gênio da lâmpada agora, nao seria dinheiro, mulheres, iates, porque iates, mulheres, dinheiro e entrar pra História sao somente formas de tentar alcancar felicidade. Pediria, ao contrário, a desnecessidade de algo para pedir, porque é a satisfacao com a própria condicao, qualquer que ela seja, que se chama felicidade.

Poucas, pouquíssimas pessoas sao felizes. A maioria, me dizem algumas leituras, têm quinze minutos de alegria genuína ao longo da vida, sem preocupacoes, sem freios. A última vez que senti esse gosto foi na comemoracao do resultado da selecao do intercâmbio. Foram o quê, três minutos de paraíso na Terra, de felicidade desmedida. Depois parei pra pensar: "que esbanjao, quanto eu já gastei dos quinze que tinha?" E fiquei triste, e fiquei feliz por ficar triste cedo.

Mas essas pessoas, essas pouquíssimas, sortudas e invejáveis pessoas que irradiam contentamento nao precisam se preocupar com isso. Se nao vivem eufóricas 24 horas por dia, comportam em si a satisfacao pessoal, a seguranca e a tranqüilidade que nao têm o mais ricos dos milionários, o mais garanhao dos Don Juans, o mais genial dos Prêmios Nobel. Sao tao raras essas pessoas que em toda minha vida só me vêm à cabeca agora duas: uma é amigo de infância. E a outra vai embora daqui dentro de quinze dias, para um país remoto o suficiente para nao dar muito horizonte.

* * *

Mas por outro lado, a humanidade é movida pela angústia e frustracao. As grandes revolucoes sao fruto da insatisfacao coletiva, as maiores invencoes vêm da loucura e da ambicao. Ser feliz é nao ter senso crítico, é afundar no atoleiro sem notar. É ser acomodado e preguicoso, nao diferenciar o bom do mau e talvez, o certo do errado. Contentes, estaríamos todos boboalegrando na Idade da Pedra. A felicidade é, na verdade, atrasada e egoísta.

* * *

Cinco músicas para uma coletânea de cancoes alto astral em um CD que provavelmente nunca gravarei: Simon & Garfunkel, At the Zoo; Oasis, She's Eletric; Beach Boys, Wouldn't it Be Nice; Rolling Stones, She's a Rainbow; Beatles, All Together Now.

8 Comments:

At 7:37 PM, julho 17, 2005, Anonymous Anônimo said...

"a humanidade é movida pela angústia e frustracao"

não exatamente, eu diria mais que é pela busca da felicidade, que nunca chega...pelo menos não durante a vida terrena. angústia e frustração são sintomas da nossa imperfeição

mas a graça da vida é exatamente esta. Comemorar a cada pequena vitória ou lamentar as derrotas e sempre pensar qual é o próximo passo.
ninguém nunca é feliz o suficiente, até porque se fosse não teria mais motivo de ser.

o mais difícil é saber reverter angústias e frustrações em vontade.
 

At 4:39 PM, julho 18, 2005, Blogger Rodrigo Rego said...

cara, acho que estamos falando exatamente a mesma coisa, mas vc a sua Poliana tá metade cheia e a minha hiena Hardy tá metade vazia!
 

At 1:07 AM, julho 19, 2005, Anonymous Anônimo said...

porra, se essa pessoa tá indo embora curte ela um pouco, em vez de ficar escrevendo na porra do blog.

cara estranho...curte a vida caralho! faltam só 6 meses
 

At 12:21 PM, julho 19, 2005, Anonymous Anônimo said...

tá... nenhum país é tão distante pra não dar nenhum horizonte...

ainda mais vc estando na europa.

longe é o brasil!
 

At 7:44 AM, julho 20, 2005, Blogger Rodrigo Rego said...

Douglas, tenho a impressao que vc comecou a participar só pra sabotar esse blog, né nao? =)

Primeiro diz que os comentarios sao todos inuteis, e agora que eu tenho que parar de escrever? Nem sobre o meu cadáver!
 

At 10:59 AM, julho 20, 2005, Anonymous Anônimo said...

Acho que é Nietzche que diz que a felicidade vem da ignorância porque quem busca a verdade acaba seguindo por um caminho de incertezas e isso não é agradável.
Pode ser. Mas acredito que momentos de ignorância são necessários. E acredito que dá pra ser feliz e angustiado ao mesmo tempo. É uma questão de encontrarmos nosso eixo.
Bjo.
 

At 10:48 AM, julho 21, 2005, Blogger Rodrigo Rego said...

Caraca! Até onde vai crescer esse chifre em cabeça de cavalo? =)
 

At 4:52 PM, fevereiro 12, 2006, Anonymous Anônimo said...

Felicidade é realmente um tema muito interessante. Tão interessante que por toda a humanidade os filósofos discutiram, os poetas aclamaram, os escritores romancearam, os compositores cantaram e a religião definiu e isolou para depois da morte.
Mesmo assim, nós continuamos correndo atrás dela e tendo ao longo da vida frações dessa felicidade como vc mesmo falou.
E é por isso que a humanidade continua inventando coisas, criando objetos, evoluindo na medicina, e muito mais, pois a FELICIDADE é que nem bunda: Cada um tem uma, neste caso,cada um tem uma idéia diferente do que é ser feliz...
 

Postar um comentário

Profile

Rodrigo Rego

Sou designer, fascinado por bandeiras, jogos de tabuleiro, países distantes, e uma miscelânea de assuntos destilados quase semanalmente neste espaço.

Visite meu site, batizado em votação feita aqui mesmo, Hungry Mind.

rodrego(arroba)gmail.com
+55 21 91102610
Rio de Janeiro

Melhores Posts
Posts Recentes

Powered by Blogger

Creative Commons License