domingo, abril 29, 2007

Comentarios Anonimos Beligerantes Estapafurdios

Uma das minhas leituras de banheiro favoritas é uma coletânea especial de Calvin & Haroldo na qual o Bill Watterson, além de selecionar suas melhores tiras, faz comentários sobre suas influências, seu processo criativo e o melhor, a reação dos leitores aos quadrinhos. Como Calvin chegou a ser publicado em mais de mil jornais pelo mundo, acaba que o potencial cômico involuntário das centenas de pessoas que escreviam cartas comentando as tirinhas chega a superar o humor do próprio Watterson.

Uma das tiras mostra Calvin se preparando para uma apresentação sobre morcegos na escola. Calvin não faz pesquisa nenhuma, então deduz que morcegos são insetos peludos e dentuços. E em conseqüência Watterson recebe dezenas de cartas com detalhadas classificações taxonômicas dos morcegos, chamando-o de burro e criticando o desserviço que estaria prestando na formação das crianças.

Se Calvin & Haroldo fosse um blog, este seria um caso clássico de comentário anônimo beligerante estapafúrdio, do tipo 1. Os comentadores partem do princípio que o autor ignora algo que eles sabem, e por isso resolvem desancá-lo. Neste post sobre Los Hermanos, também linkado semana passada, não há absolutamente nenhuma crítica à banda, mas só por não haver também muitos elogios, um anônimo assumiu que eu não gosto do grupo, e além de não gostar, não sou aculturado o suficiente para admirar a verdadeira boa música:

“Poxa... antes de escrever alguma coisa sobre música você tem que estuda-la, não sai por aí escrevendo um monte de besteiras sem nenhum fundamento. Amarante é um compositor fantástico,as harmonias de suas composições são perfeitas,complexas, e como tudo que é complexo so pode ser entendido e admirado por quem entende o mínimo do assunto (pelo visto não é o seu caso....mas tudo bem). Paquetá, por exemplo, vc ja ouviu??Em ritmo de Rhumba e com acordes dignos da mais fina bossa nova, diferentes de todas essas merdas de dois ou tres acordes que se ouvi nas radios.Amarante também é impecavel nas letras, em o Ultimo Romance fala sobre o amor na sua forma mais pura e inocente...os arranjos de metais são fodas, que também são feitos por Amarante caso vc não saiba,talvez vc não saiba em o que são os metais. _Oque te incomoda é o fato do Amarante, assim como o Camelo, serem talentosos e tenham resgatado a boa musica no brasil que estava perdida a tempo.Se ele estudou no santo não sei oque lá....não me interessa, isso é coisa de Tv FAMA, ou genmte desocupada como vc.

E depois ainda pede:

Aguardo resposta.....mas com o mínimo de fundamento, POR FAVOR!!!!

Outro tipo de comentário anônimo beligerante estapafúrdio vem das pessoas que antes mesmo de ler o post já sabem do que se trata, e manifestam sua opinião crítica e agressiva a respeito de afirmações que o texto não tem. Quando há muito tempo atrás escrevi este post que inocentemente celebrava a chegada do meu novo Macintosh, apareceu um sujeito falando que:

"É, já vi que o mac é mais perto de um tamagochi que de um computador de verdade" ??????? Vocês se acham muito espertos não é? Querendo com meia duzia de frases irônicas questionar um dos maiores avanços no mundo da informática... Porque vcs não continuam "saindo com os amigos para conversar assuntos da atualidade" e "se vestindo como o Zeca Camargo da globo" e para de falar besteira? Cada um na sua... não entendo, tem gente que acha legal querer ficar falando difícil e criticando...criticando...analisando...

Mesmo que eu tenha escrito o oposto do que ele criticou. Vai entender.

Mas por fim, os melhores. São os comentários que, além de te xingar, acrescentam informações úteis. Neste post, eu falava sobre o insucesso da minha viagem à horrível cidade de Itaboraí pra tentar burlar o alistamento militar com o pistolão de um tio distante. Mas o que era antes um texto insosso ganhou brilho depois da elucidativa aula da história de Itaboraí que eu ganhei de presente neste comentário (feito no post errado, três textos abaixo).

Pouca sorte a sua, ao conhecer nossa Itaboraí, berço da Nação Brasileira, quando os jesuítas catequisaram os Moromonrones. Terra-mãe de vultos ilustres, como João Caetano e Joaquim Manuel de Mcedo, a cidade tem o primeiro teatro do Brasil, o primeiro túvel ferroviário do País, fazendas seculares, e gente muito decente que não foge do serviço militar nem negocia peças em desmanhces. Obrigado por não ter gostado, espero que nunca volte com suas artimanhas por aqui.

A partir de agora, terei muito mais respeito quando voltar ao berço da civilização brasileira.

23 Comments:

At 2:03 PM, abril 29, 2007, Anonymous Anônimo said...

antes de sair falando mal do calvin e haroldo assim, que voce considre aleitura de benheiro devia tomar umas boas aulas de historia e literatura. Gente como você não sabe apreciar um bom artista como o bill waterson só por que ele escreve nessa mídia nova e revolucionária da arte sequencial. As sutilezas de uma infanssia inossente talvez tenham escapado totalmente de sua leitura leviana, qui so entende quadrinhos baseados em tiras de homem aranha e outras bobagens empacotadas americanas. Calvin é uma critica sutil a milhares e aspectos da nossa vida, um personagem universal que simboliza o olhar de um garoto solitario sobre uma sociedade cruel. Obrigado por um longo post ignorante.

Aguardo uma resposta inteligente no meu blog.
 

At 2:14 PM, abril 29, 2007, Blogger Alexandre Van deSande said...

mas é verdade eu me pergunto de onde vem essas pessoas do nada, cagam uma regra, n˜åo leem e somem sem deixar rastro. Voce já fez o clássico post de coisas que as pessoas procuram no google e encontram esse blog né?
 

At 11:02 PM, abril 29, 2007, Blogger Rodrigo Rego said...

Não, nunca tive curiosidade. Um dia procuro essas coisas. QUanto à paródia ali em cima, acho que seria perfeita senao fosse o infanssia inossente. Nem anonimos escrevem infanssia inossente...
 

At 12:12 AM, abril 30, 2007, Anonymous Anônimo said...

Sabia que uma hora você ia responder, ficou esnobando, se fingindo de superior mas demorou até agora pra bolar uma resposta. Tudo bem, eu deixo você pensar um pouco mais antes de responder com FUNDAMENTOS de verdade.
 

At 2:28 PM, abril 30, 2007, Blogger Mauro said...

Eu bem que senti alguma coisa de familiar na comparação do Macintosh com o Tamagotchi. Fiquei muito honrado de saber que um dos comentários estapafúrdios foi alavancado por um comentário meu. Poxa, que tristeza ninguém deixar comentários estúpidos no meu blog. Atualmente nem spam eu recebo mais.
 

At 3:19 PM, maio 01, 2007, Anonymous Anônimo said...

nao, ninguem escreve infanssia inossente. ninguem erra pra mais. no maximo infansia. se nao se tem certeza de qual eh a letra, colocar 2 seria arriscar demais.
os anonimos sao radicais: basta ouvir "itaborai" q eles ja partem pra cima, sem querer saber se vc na verdade tava querendo dizer itajaí. Sao os mesmos coreanos q entram na escolhinha americana armados de pistolas automaticas e nao estao nem ai se vc tem algo a ver com a raiva do mundo que se atreve a falar de Los Hermanos e Itaborai, seja bem ou mal. Eles ja comeram criancinhas e nos tempos de hj, escrevem comentarios anonimos. Cuidado com eles.
Acho q vou assinar anonimo pra ninguem ir me pegar na saida da escola.
 

At 6:43 PM, maio 01, 2007, Blogger Rodrigo Rego said...

Quem são esses anônimos-fake de agora?
 

At 9:49 AM, maio 02, 2007, Blogger Alexandre Van deSande said...

olha juro que eu só fui responsável por um..
 

At 8:24 PM, maio 02, 2007, Anonymous Anônimo said...

fake é a puta que te pariu, seu merda!
 

At 10:13 AM, maio 03, 2007, Anonymous Anônimo said...

esse anonimo desbocado nao eh o mesmo anonimo q postou anteriormente... o anonimo sou eu!
 

At 5:54 PM, maio 03, 2007, Blogger Rodrigo Rego said...

Aberto o concurso para adivinhar quem é qual anônimo.

Meu pitaco:
Todos são o Mauro menos o terceiro, que é o Alexandre. Chute baseado só no estilo de cada um.

Acertei?
 

At 11:03 PM, maio 04, 2007, Anonymous Anônimo said...

Quem é Mauro?
 

At 4:13 PM, maio 05, 2007, Anonymous Anônimo said...

Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou! Errou!
 

At 4:14 PM, maio 05, 2007, Anonymous Anônimo said...

É, acho que está na hora de escrever um post sobre os flooders
 

At 1:59 PM, maio 09, 2007, Anonymous Douglas said...

AIUhaIUhaIUauh
caraca, q maneiro. Eu deixo de visitar o blog durante um pequeno espaço de tempo e entra o anti-herói mais irado dos últimos tempos.

Aposto que o Rego bolou esse tal de anônimo só pra agitar um pouco as coisas =]

Felissidades a todos
 

At 10:16 AM, maio 10, 2007, Blogger Luyza said...

o douglas ai de cima com o felissidades se tornou o maior suspeito!
 

At 11:01 PM, maio 10, 2007, Anonymous paula said...

genial o de itaboraí!!
 

At 12:51 AM, maio 12, 2007, Anonymous Anônimo said...

Além disso Itaboraí tem um campo de paintball muito bom
 

At 2:31 PM, maio 15, 2007, Blogger Mauro said...

Você já ouviu falar da lei de Godwin? É algo mais ou menos ligado ao fenômeno dos comentários estapafúrdios.
 

At 3:11 PM, maio 15, 2007, Blogger Rodrigo Rego said...

Não, que lei é essa?
 

At 9:26 AM, maio 16, 2007, Blogger Alexandre Van de Sande said...

eu fiz so o primeiro sobre calvin. o resto todo deve ser o mauro..
 

At 1:50 PM, maio 28, 2007, Blogger Mauro said...

http://en.wikipedia.org/wiki/Troll_%28internet%29

procure também o verbete da lei de godwin.
 

At 8:45 PM, maio 28, 2007, Blogger Rodrigo Rego said...

Mauro, seu nazista fedorento, sabia que a maioria dos anonimos eram vc.
 

Postar um comentário

Profile

Rodrigo Rego

Sou designer, fascinado por bandeiras, jogos de tabuleiro, países distantes, e uma miscelânea de assuntos destilados quase semanalmente neste espaço.

Visite meu site, batizado em votação feita aqui mesmo, Hungry Mind.

rodrego(arroba)gmail.com
+55 21 91102610
Rio de Janeiro

Melhores Posts
Posts Recentes

Powered by Blogger

Creative Commons License