Sistema Solar
Cartões-postais de outros planetas
Plutão
Oi mãe,
chegamos anteontem em Plutão. A viagem dura muito tempo, mas foi confortável. Só não dá pra falar o mesmo desse planetinha em que a gente se meteu, o Beto não podia ter escolhido pior a lua-de-mel. Não tem nada aqui. As cidades ficam dentro de cápsulas térmicas com praias artificiais, e a grande atração é o que os guias chamam de “Kelvin Experiment”, que consiste em sair da cápsula e ficar no zero absoluto por dez segundos. Que aliás é puro marketing, porque se fosse zero mesmo a gente desintegraria, mas assim mesmo é frio demais, horrível, horrível. O Beto adorou, quer que eu vá de novo, ele vai todo dia, mas não adianta, eu estou de mau humor desde que saí de casa. Só o que estou fazendo o dia inteiro é ler. O casamento não começou bem.
Beijos. Tou com saudades! Papai já está podendo comer comida normal?
* * *
Netuno
Oi Robbie!
Como vão as coisas? Aqui tudo bem. Netuno é extraordinário! Amanhã é o grande dia, quando Plutão vai cruzar nossa órbita e passar tão perto da gente que vai cobrir metade do céu. Tem gente que brinca e diz que vai poder ver os turistas que estão em Plutão acenando de volta para nós, de tão próximo que vamos estar! Essa foto no postal dá uma idéia de como fica. Só acontece uma vez a cada quinze mil anos (terrestres! ;) ) Estou até evitando de olhar pro céu pra que o impacto seja maior no dia de mais proximidade.
Vamos nos encontrar quando eu voltar, OK?
Beijão! Meu e da Carol.
* * *
Urano
Leca querida,
pena você não ter podido vir pra cá. O planeta é praticamente virgem. Infra-estrutura quase nenhuma, estou num bed and breakfast de dois velhinhos muito atenciosos, aqueles que o Lonely Planet recomendava. Passo os dias explorando as ruelas, entrando nos cafés (o croissaint aqui é fora-de-série), conversando com os locais, todos simpaticíssimos. Ontem passei na frente da construção de um prédio enorme, vai ter trezentos andares, daí pra mais. Estavam colocando o letreiro: Holiday Inn. Acho melhor você vir assim que melhorar do pé, porque dia mais dia menos as agências vão descobrir esse paraíso aqui.
Volto em duas semanas. Bitoca!
* * *
Saturno
Alô pai, alô mãe!
Só dando um oi aqui de Saturno. Muito, muito bom isso aqui. Até agora ficamos só circulando nos cassinos e nos bares, mas amanhã vamos finalmente ver os anéis de perto. Tinha muitas excursões reservadas antes da nossa. Vão nos levar num lugar chamado “L’anneau de l’anneau” , que é uma casa noturna construída em volta de um dos anéis. Dizem que tem tudo lá, até o Elvis verdadeiro! Dá até pra ver a casa daqui debaixo. Olhem atrás, na foto, uma mancha laranja redonda em volta do anel branco. É lá!
Pai, dá uma olhada com o banco pra mim pra ver qual é o limite do cartão, estou com medo de estourar. A gente se vê quando eu chegar. Tchau!
* * *
Júpiter
Oi pai.
Consegui hospedagem em Júpiter, te falei que essas coisas não precisa de reserva. Mas é horrível aqui. Não consigo sair da cama, a gravidade é massacrante, deixa a gente exausto. Minha mochila está pesando quase cem quilos, e não tem mais que escova de dentes e duas cuecas. O albergue é uma algazarra a noite inteira, e não sei como esses caras fazem tanto barulho, se nem boca eles têm. Estou com tontura e pressão baixa por causa da gravidade, eu tento pedir ajuda pro dono, mas ele não entende nenhuma outra língua, e pela cara como ele me olha, está pouco se lixando. Mas daqui a pouco acaba. Espero que no cinturão de asteróides seja melhor.
Abraço.
* * *
Marte
Oi pessoal de casa!
Amo vocês! Como estão sobrevivendo aí sem mim? :) Aqui está ótimo, a família me recebeu super bem. Eles são megafofos, todos verdinhos com aquelas anteninhas, que nem nos filmes! Ficam o tempo todo corrigindo minha pronúncia. Adoraram o relógio de ágata, colocaram bem em cima da lareira. Está frio agora, porque é inverno, mas mesmo assim a escola sempre leva a gente pra passeios Esta foto é um desfiladeiro maior que o Grand Canyon, que tem aqui perto, fomos ontem. Semana que vem vamos visitar alguns destroços da Nasa!
Beijinhos! Muita saudade!
* * *
Vênus
Oi paixão,
que saudades de você. Está um martírio essa viagem. As crianças só querem ficar na piscina do hotel, não param de reclamar na hora de sair, é um saco. Eu por mim ficava também, mas tenho que bancar o paizão. E a Elizabeth grita com elas por qualquer coisa, não é à toa que a filha dela é neurótica do jeito que é, e acho que o Pedrinho está indo pelo mesmo caminho. Eu fico pra explodir, mas sou eu que tem que controlar as crises entre os três. Mas o pior mesmo é ficar longe de você. Continua o prometido, assim que eu for promovido, largo essa família e a gente vai morar junto.
Te amo.
* * *
Mercúrio
Oi querida,
desculpe a demora pra escrever. Estou assim de trabalho. Nem precisa ficar com inveja, não consegui sair uma vez sequer. O pior é olhar pela janela do escritório e ver aquela cordilheira de vulcões, os endinheirados voltando do banho de vapores, e eu aqui preso. Ontem, pra piorar, o ar-condicionado central quebrou, tiveram que comprar ventiladores, mas um ventiladorzinho desses não dá conta do calor escaldante. O relógio de pulso de plástico do Mendonça derreteu um pouco na pulseira, e entalou no braço dele. Amanhã é sábado, mas de tarde vou ter que trabalhar também. De manhã vou tentar a massagem com lava fria do hotel, é cara mas estou precisando.
Estou sentindo sua falta.
PS: Ainda não achei o chocolate da sua mãe, mas comprei uma surpresinha pra você!