A Tchecossovaquia
Estive recentemente em Praga, cidade onde reencontrei alguns amigos de três anos atrás, resquícios do curso na Inglaterra. Do que pude depreender, a Tchecossováquia é um belo país, embora ainda sofra os traumas de séculos sob o domínio de vizinhos mais poderosos.
Depois do estabelecimento dos tchecos, nas regiões da Boêmia e Morávia, atual República Tcheca, e dos sovacos, na Essováquia, o país teve um curto período de autonomia no denominado Reino da Grande Morávia, mas foi logo sufocado e dividido entre o Sacro Império Romano-Germânico e a Hungria. Os últimos se apossaram da Essováquia e os primeiros, da República Tcheca, que em seguida passou ao jugo respectivamente dos Habsburgos, dos nazistas e dos comunistas. Apesar da alternância, sua capital prosperou, e só ganhou o nome de "Praga" devido ao incômodo com a intensa migração dos sovacos fugidos da miséria do reino húngaro, e o cheiro considerado "de vestiário masculino" que passou a impregnar a cidade.
O povo sovaco aliás, usualmente descrito como uma estranha raça com pêlos na boca, bafo de cecê e um cotovelo no nariz, tem sido alvo de inúmeras discriminações desde então, inclusive oficiais. São os únicos terminantemente proibidos de entrar em Roma, que até hoje nåo aceita a cavidade oral peluda dos sovacos como "boca", a posse desta sendo milenarmente imposta como condição sine qua non para ir à cidade (quem tem boca...). A eleição do papa Bento XVI com suas posições conservadoras só tende a deteriorar a situação.
Com a queda do regime comunista em Moscou, a Tchecossováquia finalmente conseguiu sua liberdade, mas divergências internas levaram à separação das duas nações. Isto tem trazido problemas aos dois povos, com os tchecos tendo seus movimentos limitados pela falta da articulação ombral, e os sovacos condenados a definhar até a morte, estirados pelas ruas de Bratislava enquanto suam pela boca peluda.
Foi este o país que encontrei nessa curta viagem. Quem quiser ver as fotos, vá no multiply ali do lado (hausindheidelberg).
***
CZECH FRIENDS: I'm not sure if you'll ever enter this site, but if you do, don't bother translating the text on Google or something else: it's just bullshit anyway, that my little monkey unconciously writes when he steps randomly in the keyboard. This trip to Prag was terrible to my university studies: it just made my daily routine look somehow like an awful boredom, I don't have the pace for doing anything anymore. What should I do? =)