Pontualidade Germânica
As duas últimas festas a que compareci aqui, uma comecava às sete, a outra às seis. Uma apareci uma hora depois e mesmo assim fui o primeiro, e a outra eu cheguei seis horas depois. E pior que nao fui o último.
A tal pontualidade germânica pode funcionar pra muitas coisas: as aulas se iniciam sempre na hora, os trens partem com segundos (!) de precisao, mas o horário alemao para festas e celebracoes em geral segue o mesmo padrao anarquicamente porralouco do brasileiro. Pra quem achava que isso era só um galho a mais da nossa árvore de inconsistências brotada da mistura de índio preguicoso, português burro e negro mais burro ainda, saiba que é um mal generalizado, abrange toda a cultura ocidental. O mundo civilizado aparentemente vê como fraqueza ou deselegância encontrar-se na posicao de, primeirao no salao, ter de se deixar levar pelo papo furado do anfitriao aflito atrás de casa cheia, se privando de atacar a comida pra nao parecer afobado. Por isso, a menos que em caso de total desconhecimento das regras de conduta, nao se chega em festa alheia com menos de meia hora de atraso. O anfitriao sabe disso, e esperto, combina um horário sempre meia hora mais cedo do que o desejado. Os convidados, sempre um passo a frente, se esmeram entao em chegar ainda mais tarde, e o anfitriao responde marcando ainda mais adiantado.
A coisa chega a tal ponto que, conforme a experiência e as dobrinhas de vivência na testa aumentam, as festas passam a ser marcadas para às dez da manha para que os primeiros convidados cheguem ao menos antes do novo dia clarear. Nao é bom pra ninguém. Prejudica o dia seguinte no trabalho, estressa os vizinhos, a comida esfria, arrasta consigo um rabo de desgracas que, para mostrar felicidade, abana para os lados e destrói tudo o que está em volta.
O brasileiro, se é malandro mesmo como dita a mitologia, devia escapar dessa idiossincrasia. Melhor aproveitar a festa da melhor forma: chegar pontualmente e promover sem remorso um massacre na mesa de doces, retirando-se antes que a sala vire um suadouro intransitável e antes, bem antes que haja qualquer possibilidade de ter que ajudar na limpeza.