Comentarios Anonimos Beligerantes Estapafurdios
Uma das minhas leituras de banheiro favoritas é uma coletânea especial de Calvin & Haroldo na qual o Bill Watterson, além de selecionar suas melhores tiras, faz comentários sobre suas influências, seu processo criativo e o melhor, a reação dos leitores aos quadrinhos. Como Calvin chegou a ser publicado em mais de mil jornais pelo mundo, acaba que o potencial cômico involuntário das centenas de pessoas que escreviam cartas comentando as tirinhas chega a superar o humor do próprio Watterson.
Uma das tiras mostra Calvin se preparando para uma apresentação sobre morcegos na escola. Calvin não faz pesquisa nenhuma, então deduz que morcegos são insetos peludos e dentuços. E em conseqüência Watterson recebe dezenas de cartas com detalhadas classificações taxonômicas dos morcegos, chamando-o de burro e criticando o desserviço que estaria prestando na formação das crianças.
Se Calvin & Haroldo fosse um blog, este seria um caso clássico de comentário anônimo beligerante estapafúrdio, do tipo 1. Os comentadores partem do princípio que o autor ignora algo que eles sabem, e por isso resolvem desancá-lo. Neste post sobre Los Hermanos, também linkado semana passada, não há absolutamente nenhuma crítica à banda, mas só por não haver também muitos elogios, um anônimo assumiu que eu não gosto do grupo, e além de não gostar, não sou aculturado o suficiente para admirar a verdadeira boa música:
“Poxa... antes de escrever alguma coisa sobre música você tem que estuda-la, não sai por aí escrevendo um monte de besteiras sem nenhum fundamento. Amarante é um compositor fantástico,as harmonias de suas composições são perfeitas,complexas, e como tudo que é complexo so pode ser entendido e admirado por quem entende o mínimo do assunto (pelo visto não é o seu caso....mas tudo bem). Paquetá, por exemplo, vc ja ouviu??Em ritmo de Rhumba e com acordes dignos da mais fina bossa nova, diferentes de todas essas merdas de dois ou tres acordes que se ouvi nas radios.Amarante também é impecavel nas letras, em o Ultimo Romance fala sobre o amor na sua forma mais pura e inocente...os arranjos de metais são fodas, que também são feitos por Amarante caso vc não saiba,talvez vc não saiba em o que são os metais. _Oque te incomoda é o fato do Amarante, assim como o Camelo, serem talentosos e tenham resgatado a boa musica no brasil que estava perdida a tempo.Se ele estudou no santo não sei oque lá....não me interessa, isso é coisa de Tv FAMA, ou genmte desocupada como vc. ”
E depois ainda pede:
“Aguardo resposta.....mas com o mínimo de fundamento, POR FAVOR!!!!”
Outro tipo de comentário anônimo beligerante estapafúrdio vem das pessoas que antes mesmo de ler o post já sabem do que se trata, e manifestam sua opinião crítica e agressiva a respeito de afirmações que o texto não tem. Quando há muito tempo atrás escrevi este post que inocentemente celebrava a chegada do meu novo Macintosh, apareceu um sujeito falando que:
“"É, já vi que o mac é mais perto de um tamagochi que de um computador de verdade" ??????? Vocês se acham muito espertos não é? Querendo com meia duzia de frases irônicas questionar um dos maiores avanços no mundo da informática... Porque vcs não continuam "saindo com os amigos para conversar assuntos da atualidade" e "se vestindo como o Zeca Camargo da globo" e para de falar besteira? Cada um na sua... não entendo, tem gente que acha legal querer ficar falando difícil e criticando...criticando...analisando... ”
Mesmo que eu tenha escrito o oposto do que ele criticou. Vai entender.
Mas por fim, os melhores. São os comentários que, além de te xingar, acrescentam informações úteis. Neste post, eu falava sobre o insucesso da minha viagem à horrível cidade de Itaboraí pra tentar burlar o alistamento militar com o pistolão de um tio distante. Mas o que era antes um texto insosso ganhou brilho depois da elucidativa aula da história de Itaboraí que eu ganhei de presente neste comentário (feito no post errado, três textos abaixo).
“Pouca sorte a sua, ao conhecer nossa Itaboraí, berço da Nação Brasileira, quando os jesuítas catequisaram os Moromonrones. Terra-mãe de vultos ilustres, como João Caetano e Joaquim Manuel de Mcedo, a cidade tem o primeiro teatro do Brasil, o primeiro túvel ferroviário do País, fazendas seculares, e gente muito decente que não foge do serviço militar nem negocia peças em desmanhces. Obrigado por não ter gostado, espero que nunca volte com suas artimanhas por aqui. ”
A partir de agora, terei muito mais respeito quando voltar ao berço da civilização brasileira.